Madison Keys destrona Sabalenka e conquista seu primeiro torneio de Grand Slam
Uma inspirada Madison Keys derrubou neste sábado os prognósticos e, com uma performance firme e brilhante, encerrou o reinado da bielorrussa Aryna Sabalenka no Aberto da Austrália, conquistando assim o seu primeiro título de Grand Slam.
A norte-americana venceu a bielorrussa por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 2-6 e 7-5, encerrando o sonho de Sabalenka de se tornar a primeira mulher desde a suíça Martina Hingis, no triênio de 1997 a 1999, a vencer três vezes consecutivas o primeiro Grand Slam do ano. A vitória encerrou uma invencibilidade de 20 partidas da bielorrussa na Rod Laver Arena.
A vitória fez da tenista de 29 anos a quarta mais velha a conquistar um Grand Slam pela primeira vez na era profissional do tênis, atrás apenas de Flavia Pennetta, Ann Jones e Francesca Schiavone.
"Tudo acontece por um motivo", afirmou Keys com a champanhe nas mãos e a Daphne Akhurst Memorial Cup ao seu lado. "Eu tive de passar por algumas coisas. Elas me forçaram a olhar para mim mesma. Eu cheguei em um momento no qual estaria orgulhosa de mim e de minha carreira com ou sem um Grand Slam."
"Eu não precisava disso para sentir que tive uma boa carreira ou que merecia ser lembrada como uma grande jogadora", contou. "Deixar para lá essa conversa interna que eu tinha me deu a habilidade de realmente entrar em quadra e jogar um tênis muito bom, para realmente vencer um Grand Slam."
Sabalenka cometeu duas duplas faltas e teve seu serviço quebrado logo no primeiro game, aparentando estar fora de jogo nas primeiras trocas, com Keys colocando pressão na cabeça de chave número 1, usando um winner na cruzada para quebrar pela segunda vez o saque da adversária.
A 19ª cabeça de chave teve sorte ainda ao usar a rede para abrir 5 a 1 em apenas 20 minutos. Apesar de ter seu serviço quebrado, recebeu como presente mais uma dupla falta de Sabalenka. Keys fez seu 11º winner com um backhand para vencer o set.
Sabalenka passou então a mudar seu estilo de jogo para empatar a partida. E a igualdade foi até o 5 a 5 do set decisivo, mas com lindos winners a norte-americana venceu os últimos dois games para obter o maior triunfo de sua carreira.
Tomada pela emoção, foi às lágrimas com sua equipe, enquanto Sabalenka quebrou sua raquete e cobriu o rosto com uma toalha, soluçando.
"Há com certeza um pouco de frustração, porque eu estava tão próxima de atingir algo maluco", contou a bielorrussa. "Está tudo bem. Eu sei que, depois de derrotas difíceis, virão boas vitórias. Continuarei trabalhando para me certificar que, da próxima vez, nesta mesma situação, jogarei melhor."
