Martine e Kahen garantem vaga olímpica em Paris 2024. Classe Nacra 17 também
A "medal race" está programada para sexta-feira (3) no Chile.
As atuais bicampeãs olímpicas e pan-americanas, Martine Grael e Kahena Kunze, garantiram sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 de forma antecipada durante a competição do Pan 2023.
Nesta quinta-feira, a dupla brasileira conquistou uma das três últimas regatas da classe 49erFX na raia de Algarrobo, em Valparaíso, assegurando a pontuação necessária para evitar ser ultrapassada pelas argentinas Maria Sol Branz e Cecília Carranza.
Com a classificação olímpica assegurada, Martine e Kahena agora se concentram na busca pelo bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos, em uma disputa acirrada com as norte-americanas Stephanie Roble e Margareth Shea, além das canadenses Alexandra Ten Hove e Mariah Alice Millen.
A "medal race" está programada para sexta-feira (3), onde as brasileiras precisam terminar à frente das adversárias para conquistar o primeiro lugar, embora já tenham garantido pelo menos uma medalha.
Martine Grael compartilhou sua satisfação com a conquista: "Tarefa cumprida. Estamos muito felizes por conquistarmos a classificação. A regata hoje foi bem acirrada com as americanas e canadenses, porque está sendo uma disputa forte nossa com elas. Está todo mundo dando o seu melhor, nós entramos no meio e fomos para cima. Amanhã tem mais e vamos com tudo."
Na classe 49er, Marco Grael e Gabriel Simões alcançaram a medal race em quarto lugar, com chances de conquistar o bronze, desde que terminem à frente dos canadenses William Richard Jones e Justin Barnes na regata final também marcada para sexta-feira.
Na Fórmula Kite, Bruno Lobo, que já garantiu sua vaga em Paris 2024, avançou diretamente para a final da nova classe olímpica e tem reais chances de conquistar o título.
Com um desempenho impressionante, Bruno Lobo venceu 15 das 16 regatas do calendário. O brasileiro precisa vencer apenas mais uma prova para garantir o bicampeonato.
Na versão feminina da Fórmula Kite, Maria do Socorro Reis precisa vencer todas as regatas para ter uma chance real de subir ao pódio.
Na decisão, que envolve quatro competidoras, Socorrinho parte como a quarta colocada, enquanto a norte-americana Dani Moroz segue o mesmo caminho de Bruno Lobo, necessitando de apenas mais uma vitória para conquistar o título.
O Brasil também conquistou outra vaga para Paris 2024 na vela, na classe Nacra 17, com Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino.
Eles entrarão na medal race em terceiro lugar, com possibilidade de brigar pela prata contra os norte-americanos. Os argentinos Mateo Majdalani e Eugenia Bosco já garantiram sua vaga no Pan e, portanto, os brasileiros confirmaram a participação do multicasco verde e amarelo na França.
Samuel Albrecht compartilhou suas expectativas: "Estamos evoluindo regata a regata, melhorando. E os resultados nos deixam vivos para a disputa da medalha de prata na medal race contra os norte-americanos. Estamos contentes em chegar nessa última prova com chances."
A dupla que representará o Brasil em Paris 2024 será determinada com base no desempenho no Troféu Princesa Sofia de 2024, na Espanha.
Se os dois principais candidatos da Nacra 17 atingirem o índice necessário, haverá uma seletiva local para definir a equipe olímpica.
Em outras categorias, o Brasil também se destacou, com atletas como Mateus Isaac, Bruna Martinelli, Bruno Fontes e Gabriella Kidd competindo em diferentes classes e buscando posições de destaque.
A vela brasileira busca manter sua liderança histórica no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos, com um histórico de 85 medalhas ao longo de 72 anos, incluindo 39 ouros, 27 pratas e 19 bronzes.
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, a equipe brasileira de vela conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.