Massa diz estar pronto para deixar F1, mas espera que Brasil permaneça
Felipe Massa espera que o Grande Prêmio do Brasil continue no calendário da Fórmula 1, apesar de uma seca de pilotos locais e da incerteza sobre o futuro do circuito de Interlagos no longo prazo.
O piloto de 36 anos da Williams, vencedor de 11 corridas com a Ferrari e vice-campeão em 2008, vai se aposentar no final do ano.
Sua partida encerra uma sequência ininterrupta de pilotos brasileiros que já durava quatro décadas e acontece no momento em que Interlagos, que tem contrato para sediar a prova até 2020, está à venda.
"Realmente espero que a Fórmula 1 continue no Brasil", disse Massa aos repórteres no circuito onde venceu pela última vez em 2008.
"O Brasil é um país muito importante para a Fórmula 1; tantos títulos, tantos pilotos, tantos pilotos brasileiros correram na Fórmula 1 desde o início".
"Realmente espero que Interlagos continue durante muito tempo na Fórmula 1, e tudo que eu puder dar para ajudar, depois que parar de correr, posso fazer. É uma corrida muito importante", completou.
O Brasil tem três campeões mundiais - Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna - que entre si conquistaram oito títulos.
Pilotos brasileiros correram em todos os campeonatos desde 1970, ano de estreia de Fittipaldi, que foi campeão em 1972 e 1974.
Antes de Fittipaldi houve um período de 10 anos sem brasileiros, e a prova brasileira só começou em 1973.
Nenhum brasileiro vence um GP desde Rubens Barrichello em 2009, e Massa é o único representante do país desde que Felipe Nasr deixou a Sauber no final da temporada passada.
Massa também pararia no ano passado, mas foi convocado em janeiro, quando seu colega de equipe, Valtteri Bottas, foi para a Mercedes na esteira da aposentadoria súbita do campeão mundial Nico Rosberg em 2016.
Domingo marcará sua última corrida em casa e o penúltimo GP de sua carreira.
"Esta com certeza é a última na Fórmula 1", disse ele sobre sua segunda despedida à torcida brasileira no espaço de um ano.
"Estou ansioso por outra sensação incrível correndo em casa e curtindo a pista em que cresci".
Massa, que planeja correr em outra modalidade ainda não especificada, contou que sua melhor lembrança de Interlagos foi vencer com a Ferrari em 2006.
"Foi como um sonho que se tornou realidade para um brasileiro que sempre estava sonhando em estar na Fórmula 1, especialmente nesta pista", afirmou.