Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mateus Isaac e Bruno Lobo garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Mundial de Vela

Paulista da IQFOIL confirma índice durante Mundial de Haia, na Holanda. Outra vaga veio com Bruno Lobo no Fórmula Kite

18 ago 2023 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Foto: Sailing Energy

O Brasil conquistou sua primeira vaga olímpica para Paris 2024 na modalidade vela. O paulista Mateus Isaac terminou o Mundial de Haia 2023 na 16ª colocação na classe IQFOIL. O resultado foi suficiente para o atleta atingir a classificação do país e consequentemente o índice estabelecido pela CBVela para os próximos Jogos.

Nesta sexta-feira (18), as condições na raia de Scheveningen impediram a realização de regatas para as pranchas e as pontuações da véspera se mantiveram. Mateus Isaac não foi para a disputa das finais no IQFoil, mas saiu da Holanda com o dever cumprido.

O cronograma do IQFoil previa 19 regatas antes das finais, mas só foi possível 14. ''Meu objetivo principal aqui era conquistar essa vaga e deu certo. Estou muito contente pelo resultado em Haia e espero evoluir ainda mais'', disse Mateus Isaac, que tem o medalhista olímpico Bruno Prada como seu treinador.

A outra vaga garantida é do maranhense Bruno Lobo da Fórmula Kite. O atleta está na flotilha ouro em nono lugar, o que lhe garante vaga nas finais na busca por medalha e também o índice olímpico. Bruno tem como técnico Juan Sienra, que é o gerente de esportes da CBVela.

A classe Fórmula Kite, assim como as pranchas do IQFoil, estreiam nos Jogos Olímpicos em Paris 2024.

Mateus Isaac, Bruno Lobo e os outros 22 integrantes da Equipe Brasileira de Vela participaram deste e de outros eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais.

As próximas vagas serão conhecidas durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam em outubro. O Brasil não terá apenas essa chance para classificar o país nas classes IQFoil (feminino), Fórmula Lite (feminino), 49er, 49erfx, 470, ILCA 6, ILCA 7 e Nacra 17.

''Confirmar os primeiros classificados, justamente nas novas classes olímpicas para Paris 2024, é importante para a Equipe Brasileira de Vela. Nossa equipe é muito forte e está preparada para obter as outras vagas nos campeonatos que estão por vir nesta e na próxima temporada'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

''Podemos destacar a evolução do Mateus Isaac nas últimas temporadas, que está muito relacionada à comissão técnica da CBVela, com Torben Grael, Cláudio Bierkarck, Juan Sienra e Bruno Prada. Temos uma equipe multidisciplinar por trás dos nossos atletas", completou o presidente.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade