Mercedes cria respirador para pacientes com coronavírus
Aparelho foi desenvolvido em menos de uma semana pela equipe
A Mercedes, atual hexacampeã do mundial de construtores da Fórmula 1, desenvolveu em menos de uma semana um respirador para ser usado por pacientes com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O aparelho, que foi desenvolvido em conjunto com a Universidade College de Londres, já foi aprovado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido e deverá ser usado no país. O instrumento foi chamado de Continuous Positive Airway Pressure e o aparelho auxiliará pacientes com graves problemas respiratórios.
"A comunidade da Fórmula 1 mostrou uma resposta impressionante ao pedido de apoio, reunindo-se no coletivo 'Project Pitlane' para apoiar a necessidade nacional neste momento em vários projetos diferentes", disse Andy Cowell, chefe de alta performance da Mercedes.
Com a aprovação da NHS, é esperado que cerca de 1000 aparelhos respiratórios possam ser construídos por dia. O projeto vem sendo chamado de "Project Pitlane".
O Reino Unido contabiliza 19.788 casos confirmados de coronavírus e 1.231 mortes. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.