Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

33 vencedores e sete campeões mundiais: MotoGP celebra 20 anos de história

Neste 7 de abril, o Mundial de Motovelocidade celebra 20 anos desde que a MotoGP foi introduzida como substituta das 500cc como classe rainha

7 abr 2022 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários
Valentino Rossi venceu a primeiro corrida da história da MotoGP
Valentino Rossi venceu a primeiro corrida da história da MotoGP
Foto: Reprodução/MotoGP / Grande Prêmio

ALEIX ESPARGARÓ TEM VITÓRIA JUSTA PELA MOTOGP NA ARGENTINA

A MotoGP fez aniversário neste 7 de abril. Há 20 anos, em 2002, o Mundial de Motovelocidade viu Valentino Rossi vencer Akira Ryo e Carlos Checa, em Suzuka, naquela que foi a primeira corrida da categoria que nasceu para substituir a lendária 500cc.

Desde a introdução da classe, a MotoGP já realizou 350 corridas, marca atingida semana passada, com o histórico GP da Argentina, quando a Aprilia conquistou o primeiro triunfo na classe de elite do Mundial pelas mão de Aleix Espargaró.

CLASSIFICAÇÃO MOTOGP

Aleix Espargaró venceu a 350ª corrida da história da MotoGP (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nestas duas décadas, 33 pilotos diferentes venceram na MotoGP, sendo Rossi o recordista de triunfos, com 76. Marc Márquez aparece na sequência na lista de mais vitoriosos (59), seguido por Jorge Lorenzo (47), Casey Stoner (47) e Dani Pedrosa (31).

Além disso, já são 54 pilotos diferentes a alcançarem o pódio da categoria. Rossi lidera também neste quesito, com 176, escoltado por Lorenzo, que 114 vezes ao top-3. Pedrosa aparece em terceiro na lista (112), diante de Márquez (99) e Stoner (69).

Aleix Espargaró faz parte de uma relação de uma dezena de pilotos que conseguiram uma única vitória na MotoGP, junto de Enea Bastianini, Joan Mir, Jorge Martín, Andrea Iannone, Ben Spies, Chris Vermeulen, Tohru Ukawa, Toni Elias e Troy Bayliss.

37, porém, foram os pilotos que conseguiram poles na MotoGP, incluindo aí os GPs da Malásia de 2011 e de Grã-Bretanha de 2018, corridas que acabaram canceladas. Márquez é o recordista e já puxou o grid em 62 ocasiões, contra 51 de Rossi, 43 de Lorenzo, 39 de Stoner e 31 de Pedrosa.

Entre os Construtores, a Honda é a marca mais bem sucedida, com 156 vitórias. A Yamaha venceu 122 vezes, contra 59 da Ducati, seis da Suzuki, seis da KTM e uma da Aprilia.

No total, 30 pistas, localizadas em 21 países diferentes já receberam ao menos uma etapa do campeonato. Entre os vencedores, são dez as nações representadas: Espanha (161 vitórias), Itália (119), Austrália (43), França (8), Portugal (4), Estados Unidos (4), Grã-Bretanha (3), Brasil (3), Japão (3), Japão (3) e África do Sul (2).

No que diz respeito ao título, apenas sete pilotos alcançaram a glória máxima nestes 20 anos: Valentino Rossi, que foi campeão seis vezes ― o primeiro título veio ainda na era das 500cc ―; Marc Márquez, também com seis; Jorge Lorenzo, com três; Casey Stoner, com dois; Fabio Quartararo, Joan Mir e Nicky Hayden, com um cada.

A MotoGP volta à pista na semana que vem, em Austin, para o GP das Américas, agendado para o dia 10 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da quarta etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.

BASTIANINI ESTÁ CERTO: LIDERANÇA DA MOTOGP AINDA NÃO IMPORTA

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade