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Motociclismo

Bagnaia consulta 'universitários' e faz dever de casa com triunfo em Silverstone

Piloto da Ducati voltou das férias disposto a reduzir a vantagem de Fabio Quartararo na liderança do Mundial de Pilotos. Na primeira oportunidade, cortou logo 17 pontos do atraso que tinha na classificação. E com a luxuosa ajuda de Valentino Rossi e Casey Stoner

7 ago 2022 - 13h00
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Francesco Bagnaia conquistou a quarta vitória na temporada 2022
Francesco Bagnaia conquistou a quarta vitória na temporada 2022
Foto: Michelin / Grande Prêmio

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

Francesco Bagnaia recorreu à biblioteca e não atrasou um dia sequer o dever de casa na MotoGP. Depois de ver Fabio Quartararo abrir 66 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos 2022, o piloto de Torino voltou de férias focado em cortar a diferença e, logo de cara, tirou 17 pontos da gordura do francês no comando do campeonato. Foi Pecco quem melhor aproveitou as circunstâncias que se apresentaram no GP da Grã-Bretanha deste domingo (7).

De certa forma, os planetas se alinharam em favor do titular da Ducati em Northamptonshire. Depois de quatro abandonos na primeira metade do ano, o pupilo de Valentino Rossi chegou para essa 12ª corrida do ano querendo tirar vantagem da punição que Quartararo teria de cumprir pelo incidente com Aleix em Assen. Ainda que boa parte — talvez até a totalidade — dos pilotos discordem, o francês foi sancionado por colocar o rival para fora da pista no GP da Holanda e tinha de cumprir uma volta longa. Por conta do déficit de potência da Yamaha, era bem provável que a sanção criasse um problemão. E assim foi.

Conta-giro

Francesco Bagnaia pediu conselhos de Rossi e Stoner para vencer em Silverstone (Foto: Michelin)

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Mas essa não foi a única circunstância. No sábado, durante o quarto treino livre, Aleix Espargaró sofreu uma forte queda e chegou a ser dúvida para a corrida por conta de dores nos pés. Mesmo sem fraturas, o catalão deixou para decidir apenas no domingo se iria para a pista, mas, depois de encarar o warm-up, optou por correr.

Ao longo de todo o fim de semana, Aleix tinha sido competitivo e era um dos candidatos à vitória. Com o novo quadro de saúde, o cenário ficou ideal para uma reação de Pecco. O problema é que ele não estava assim tão forte no fim de semana, então foi para o warm-up desta manhã precisando de um passo em termos de performance.

"Tive dificuldades em todo o fim de semana. Não fui competitivo como esperava. Ontem eu já estava aceitando terminar no top-5. Já sabia que seria difícil vencer hoje", contou Pecco. "Mas esta manhã nós encontramos algo melhor com o pneu traseiro, o duro, e também usando o dianteiro médio na corrida", apontou.

E o passo veio com a ajuda dos 'universitários'. De folga das pistas depois de disputar as 24 Horas de Spa-Francorchamps na semana passada, Valentino Rossi trocou mensagens com o pupilo para ajudá-lo a se entender com os pneus — algo em que, aliás, o heptacampeão já tentava até mesmo antes da aposentadoria. Mas não foi só ele. Pecco também procurou Casey Stoner, a quem já admitiu que gostaria de ter como coach, em busca de conselhos para melhorar.

Questionado sobre as conversas com os veteranos, o italiano explicou: "Falei muito com Valentino neste fim de semana, ele me ajudou muito a entender melhor a situação. Eu estava um pouco encrencado todo o fim de semana".

"E não é fácil do ponto de vista dele, pois ele está em casa e só olhando para a tela da TV, mas ele me ajudou a entender os pneus, a entender a temperatura com os pneus", explicou. "Ele me ajudou muito", frisou.

No caso de Stoner, Pecco assumiu que procurou o australiano para saber da experiência dele em especial com o traçado inglês.

"Só perguntei a ele se no passado ele tinha feito algo diferente nesta pista que o tinha ajudado a ser mais competitivo", relatou. "E, esta manhã, ele me mandou uma mensagem. E eu tentei fazer algo na maneira que ele fez no passado, o que foi bom, mas talvez não para o pneu que temos agora", ponderou.

"Ele era ótimo em achar tração na saída da curva. Essa foi a sugestão dele para hoje. E eu tentei esperar mais para abrir o acelerador, o que foi um pouco melhor", apontou. "O problema é que — talvez quando faltavam cinco ou seis voltas —, eu não tinha mais aderência na traseira. Nesta última parte da corrida, estava só fazendo o meu estilo de pilotagem, não podia usar o pneu traseiro, estava tentando forçar muito na freada para parar a moto, usando apenas o pneu dianteiro, pois a traseira escorregava muito", detalhou.

Deu resultado. Pecco diminuiu o atraso em 17 pontos e agora tem 49 tentos a menos do que Quartararo. Segue sendo uma vantagem grande, é verdade, mas ele está de volta ao terceiro lugar no campeonato, é a melhor Ducati na classificação e ainda tem oito GPs para seguir brigando.

Para melhorar ainda mais, a próxima parada é na Áustria, uma corrida que costuma favorecer as Desmosedici por causa do estilo da pista e da potência do motor. Pecco cumpriu o dever. Agora, tem de seguir sendo um bom aluno para tentar a aprovação no final da temporada.

A MotoGP volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

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