Bagnaia vence GP da Malásia. Quartararo é 3º e leva decisão da MotoGP para Valência
Francesco Bagnaia colocou de vez a mão na taça ao vencer o GP da Malásia, realizado neste domingo (23). Fabio Quartararo arrancou um heroico terceiro lugar e adiou a decisão do título para a última corrida, em Valência
Francesco Bagnaia fez o que se espera de um postulante ao título: na largada, voou do nono lugar para o segundo ao final da primeira curva, contou com a queda de Jorge Martín para assumir a liderança e, ao final de uma intensa batalha contra o futuro companheiro de equipe, Enea Bastianini, venceu o GP da Malásia da MotoGP, realizado neste domingo (23).
Fabio Quartararo também não deixou por menos e mostrou por que é o campeão vigente da classe rainha. 12º no grid, fez ótima corrida e segurou o ímpeto de Marco Bezzecchi nas voltas finais, completando o pódio.
As voltas finais, aliás, foram tensas, pois bastaria uma ultrapassagem de Bezzecchi sobre Quartararo para tirar a Ducati de uma fila que já dura 15 anos sem títulos na MotoGP. Bastianini, por sua vez, também queria sentir o gosto de mais uma vitória, que seria a quinta no ano. No fim, prevaleceu a combinação que deu a Quartararo o último respiro no campeonato: com o terceiro lugar somado à vitória de Bagnaia, a diferença aumentou para 23 pontos em 25 possíveis. O título, portanto, será decidido em Valência.
Álex Rins ficou em quinto, com Jack Miller e Marc Márquez na sequência. Brad Binder, Johann Zarco e Franco Morbidelli fecharam o top-10
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A MotoGP volta daqui a duas semanas, em Valência, para a disputa da última etapa da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022 de Motovelocidade.
Como foi o GP da Malásia da MotoGP
Depois de duas corridas acidentadas na Moto3 e na Moto2, os pilotos da classe rainha partiram para o GP que poderia definir o título a favor de Bagnaia. O calor ainda predominava em Sepang, mesmo com o céu nublado: a temperatura ambiente chegava a 32°C, com o asfalto atingindo 39°C e a umidade relativa do ar em 57%. Já os ventos eram de apenas 2 km/h.
Na saída para dos boxes, a escolha de pneus foi totalmente uniforme. Todos calçaram o dianteiro médio e o traseiro macio. É importante dizer que as categorias menores sofreram com muito desgaste nas corridas, algo comum em Sepang.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, o pole Jorge Martín fez ótima largada, embora super pressionado. Francesco Bagnaia também foi excelente, saltou de nono para segundo! Claramente querendo decidir logo o campeonato.
Largada da MotoGP na Malásia (Vídeo: reprodução/MotoGP)
Fabio Quartararo não ficou para trás, também largou bem: foi de 11º para sexto, logo atrás de Franco Morbidelli. Neste exato momento, Pecco abriria 24 pontos para o atual campeão. A ordem era Martín, Bagnaia, Enea Bastianini, Marc Márquez e Quartararo, pois já havia ultrapassado o #21 — que inclusive tinha dupla volta longa a cumprir.
A distância do #89 da Pramac para o italiano da Ducati era de 0s8, enquanto Fabio estava 2s1 do líder. Vale lembrar que Bagnaia precisa de, pelo menos, 11 pontos de diferença para já garantir o Mundial neste fim de semana.
Morbidelli, que havia caído para sétimo, passou Joan Mir e recuperou o sexto lugar. Na ponta da corrida, Martín seguia abrindo. O primeiro abandono foi de Luca Marini, que recolheu para os boxes.
E a Aprilia? Pois é, até as primeiras quatro voltas, Aleix Espargaró era 15º e Maverick Viñales, 19º. Ao longo do fim de semana, a equipe sofreu vários problemas mecânicos, importante ressaltar.
Fabio Quartararo ultrapassa Marc Márquez na Malásia (Vídeo: reprodução/MotoGP)
Quartararo também era afoito para levar a decisão à Valência. Depois de muito pressionar, ultrapassou Marc Márquez pela quarta posição, mas logo tomou o troco. Ainda assim, voltas depois, o francês voltou ao quarto lugar.
Martín não ligava e era muito consciente na liderança. Sua vantagem já era de mais de 1s2. Mais atrás, a primeira queda foi de Tetsuta Nagashima.
Fabio não conseguia se aproximar de Bastianini. O #23 da Gresini estava mais de 4s à frente e parecia estar poupando um golpe mais feroz ao Pecco. Só que a surpresa veio na volta seguinte: Martín foi ao chão e abandonou, clareando a situação para a conquista do título.
Quartararo era terceiro, ou seja, nestas condições, o título ainda iria para Valência. Bastianini mantinha ótima vantagem de 3s para o #20 e estava 0s3 de Bagnaia. A ameaça do piloto da Yamaha era de Marco Bezzecchi, uma Ducati imediatamente atrás, na quarta posição.
A 12 voltas para o fim, a briga era a mesma. Enea conseguia baixar a vantagem de Pecco para 0s197, enquanto Fabio seguia mais de 3s atrás. O ponto positivo para 'El Diablo' era a distância para Bezzecchi, que era mais de 1s naquele momento.
Bastianini, então, assumiu a ponta na reta principal, após muito 'cozinhar' o golpe. O piloto de Turim abriu 0s2, enquanto Pecco tentava retomar a liderança. Quartararo era terceiro. O #72 da VR46 seguia se aproximando, estava 0s8 do francês.
Olhando para o meio, Márquez ia perdendo rendimento com a Honda. Caiu para sétimo, após ser ultrapassado pelas duas motos da Suzuki.
Pecco parecia afoito para voltar a liderar. Baixou a distância para apenas 0s096, enquanto fazia o melhor primeiro setor da prova. Ao mesmo tempo, Bezzecchi estava apenas 0s367 de Quartararo. Duas Ducati à frente, uma atrás: vida difícil para o #20.
Foi, então, a 7 giros para o fim, que Bagnaia retomou a primeira posição. Bastianini caiu para segundo lugar, enquanto Fabio parecia mais rápido ao anotar o melhor primeiro setor e diminuir para 1s8 do líder. Também aumentou sua vantagem: abriu 1s219 de Bezzecchi. Era a realidade da prova a cinco voltas para o fim.
Bagnaia e Quartararo ao final do GP da Malásia (Vídeo: reprodução/MotoGP)
A tensão era visível nas equipes. A três voltas para o fim, Fabio estava 1s8 do líder e Bezzecchi parecia não chegar. Ainda assim, o cenário é extremamente favorável a Pecco, que vai com 23 pontos de vantagem para Valência.
E assim terminou a prova em Sepang. Sem título, mas com uma vantagem fenomenal para Bagnaia ser campeão na última etapa da temporada.
MotoGP 2022, GP da Malásia, Sepang, Corrida:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 40min14s332 | 20 voltas |
2 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | +0.270 | |
3 | F QUARTARARO | Yamaha | +2.773 | |
4 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +5.446 | |
5 | Á RINS | Suzuki | +11.923 | |
6 | J MILLER | Ducati | +13.472 | |
7 | M MÁRQUEZ | Honda | +14.304 | |
8 | B BINDER | KTM | +16.805 | |
9 | J ZARCO | Pramac Ducati | +18.358 | |
10 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +21.691 | |
11 | F MORBIDELLI | Yamaha | +23.235 | |
12 | C CRUTCHLOW | RNF Yamaha | +24.641 | |
13 | M OLIVEIRA | KTM | +24.918 | |
14 | P ESPARGARÓ | Honda | +25.586 | |
15 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +27.039 | |
16 | M VIÑALES | Aprilia | +30.427 | |
17 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | +33.322 | |
18 | R GARDNER | Tech3 KTM | +33.691 | |
19 | J MIR | Suzuki | +41.838 | |
20 | D BINDER | RNF Yamaha | Abandonou | |
21 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | Abandonou | |
22 | J MARTÍN | Pramac Ducati | Abandonou | |
23 | T NAGASHIMA | Honda | Abandonou | |
24 | L MARINI | VR46 Ducati | Abandonou |