Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Piloto de 19 anos morre após acidente da Moto3 em Mugello

Jason Dupasquier não resistiu aos graves ferimentos depois do acidente sofrido na classificação da Moto3 em Mugello

30 mai 2021 - 07h17
(atualizado às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários
O Mundial de Motovelocidade está de luto neste domingo (30). Jason Dupasquier não resistiu aos ferimentos do assustador acidente no fim da classificação da Moto3 em Mugello. O suíço foi declarado morto 24 horas depois de ser atendido e levado para um hospital em Florença.
Jason Dupasquier não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital em Florença
Jason Dupasquier não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital em Florença
Foto: Prüstel GP / Grande Prêmio

Já com o cronômetro zerado na classificação de sábado da Moto3, Dupasquier perdeu o controle da moto na Arrabbiata 2, a nona curva do traçado da Toscana, e foi atingido por Ayumu Sasaki em um assustador acidente. O japonês da Tech3 decolou e foi parar no gramado ao lado da pista.

O piloto da Prüstel, porém, ficou imóvel, parado no meio do circuito italiano, onde recebeu atendimento médico imediato. A equipe do autódromo sequer transferiu Jason para o centro médico local e tratou de estabilizá-lo ainda do asfalto antes de transferi-lo direto para o helicóptero que o levou ao hospital.

Jason Dupasquier fazia a segunda temporada na Moto3
Jason Dupasquier fazia a segunda temporada na Moto3
Foto: Prüstel GP / Grande Prêmio
"Estamos profundamente tristes em relatar a perda de Jason Dupasquier", escreveu a MotoGP no Twitter. "Em nome de toda a família da MotoGP, enviamos nosso amor à equipe dele, à família e aos entes queridos", segui.

"Sua ausência será profundamente sentida, Jason. Pilote em paz", completou.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) emitiu um comunicado sobre a morte do jovem suíço de 19 anos. "Depois de um grave incidente no Q2 da classificação do GP da Itália, é com grande tristeza que anunciamos a morte do piloto da Moto3 Jason Dupasquier", anunciou a entidade.

"Dupasquier estava envolvido em acidente com múltiplos pilotos entre as curvas 9 e 10, com a sessão interrompida em bandeira vermelha. Os veículos de intervenção médica da FIM chegaram ao local imediatamente e o piloto suíço foi atendido na pista antes de ser transferido para o helicóptero médico, em condição estável, para o Hospital Careggi, em Florença. Apesar dos melhores esforços da equipe médica e de todos que atenderam o piloto, o hospital anunciou que Dupasquier sucumbiu às lesões", continuou.

Jason Dupasquier em ação no Catar, na abertura da temporada 2021
Jason Dupasquier em ação no Catar, na abertura da temporada 2021
Foto: Prüstel Team / Grande Prêmio
"Dupasquier teve um marcante começo de segunda temporada na classe menor do Mundial, marcando pontos de maneira consistente e dentro do top-10 na tabela de pontos. FIM, IRTA [Associação Internacional das Equipes de Corrida], MSMA [Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas] e Dorna transmitem as condolências para familiares, amigos e amados de Jason", finalizou.

Nascido na cidade suíça de Bulle em 9 de julho de 2001, o futuro piloto tinha pai amante da velocidade: Philippe Dupasquier, de carreira efêmera no motociclismo, buscaria um futuro de maior sucesso para os filhos. Jason era o primogênito, sendo Bryan o caçula, quatro anos mais novo. A pouca idade dificulta análises de longo prazo, mas vontade nunca pareceu faltar na família Dupasquier.

O jovem piloto suíço estreou na Moto3 em 2020, na Prüstel GP, mas sem grandes resultados e zerado na pontuação. Em 2021, porém, conseguiu pontuar nas cinco primeiras corridas da temporada, com destaque para o sétimo lugar em Jerez, e ocupava o décimo lugar no campeonato.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade