Foggia escapa e consegue vitória dominante no GP da Indonésia de Moto3. Moreira abandona
Ainda nos primeiros metros, o piloto da Leopard aproveitou uma errada de Andrea Migno para escapar do pelotão e tratou de construir uma larga vantagem para não ser mais incomodado na ponta da corrida. Izán Guevara resistiu à uma série de ataques para ser segundo colocado, diante de Carlos Tatay
Dennis Foggia transformou o GP da Indonésia de Moto3 em um verdadeiro desfile. Ainda no início da prova deste domingo (20), o piloto da Leopard tomou a liderança, se afastou do pelotão e tratou de disparar na ponta para não mais ser encontrado pela concorrência em Mandalika.
Se a vitória de Foggia teve um 'Q' de monotonia, a disputa pelo segundo lugar foi muitíssimo mais agitada. Depois de uma série de trocas de posições, Izán Guevara conseguiu se isolar para assegurar o segundo posto, com Carlos Tatay reagindo depois de despencar na tabela para receber a bandeirada me terceiro.
ANÁLISE
Sergio García flertou com o pódio por toda a corrida, mas acabou em quarto, 0s120 atrás do top-3. Deniz Öncü ficou em quinto, seguido por Xavier Artigas, Jaume Masià, Elia Bartolini e Daniel Holgado. Tatsuki Suzuki fecha a lista dos dez melhores.
Segundo no grid de Mandalika, Diogo Moreira teve problemas antes mesmo da largada e não conseguiu chegar ao grid na hora certa. Forçado a largar do pit-lane, o piloto da moto #10 rodou em um ritmo bastante lento, indicando problemas com a moto e acabou abandonando a disputa.
Saiba como foi o GP da Indonésia de Moto3:
O domingo recebeu a Moto3 com sol e calor para o primeiro GP da Indonésia em Mandalika. Antes da largada, os termômetros mediam 31°C, com o asfalto medindo 49°C. A umidade relativa do ar estava em 68%, com a velocidade do vento chegando a 18 km/h.
Antes da largada, uma mudança importante no grid: Diogo Moreira não conseguiu alinhar na segunda colocação. Por conta de um problema técnico, o brasileiro teve de iniciar a volta de aquecimento do pit-lane e, assim, como determina o regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), teve de largar no fundo do grid.
Quando as luzes se apagaram, Carlos Tatay saiu bem, mas logo foi engolido por Sergio Garcia, que tomou a primeira colocação. Ainda nos primeiros metros, porém, Andrea Migno tomou o comando, com Dennis Foggia aparecendo em terceiro, diante de Izán Guevara e Ayumu Sasaki. Moreira fechou a primeira volta na última colocação, distante do pelotão.
No outro extremo da corrida, Guevara tomou a ponta de Migno, com Garcia em terceiro e Tatay disputando com Foggia a quarta colocação.
Izán foi conseguindo sustentar a liderança, mas, atrás dele, as posições mudavam sem parar. Depois de assumir o segundo posto, Foggia tomou a ponta do piloto da Aspar, que também foi superado por Migno, caindo para terceiro, à frente de Garcia. Holgado agora era o quarto, na frente de Tatay.
Na volta 6, Migno perdeu a frente da Honda na curva 17 e escapou da pista ao evitar a queda. Além de perder o segundo lugar, o italiano ainda facilitou a vida de Foggia, que abriu mais de 1s na ponta para consolidar a liderança. Guevara subiu para seguindo, seguido por Garcia. Andrea caiu para a quarta colocação.
Afastado dos adversários, Foggia subiu o ritmo para aumentar anda mais a vantagem, que saltou para 2s no giro seguinte, quando já era perseguido por García. Guevara, Migno, Sasaki, Jaume Masià, Holgado, Deniz Öncü, Tatay e Adrian Fernández formavam o top-10.
Na volta nove, Moreira entrou nos boxes da MSI e encerrou a corrida. O brasileiro claramente vinha sofrendo com algum problema na KTM.
Enquanto isso, a dupla da Aspar seguia se pegando na briga pelo segundo lugar, o que permitiu que Foggia abrisse um caminhão de vantagem. Com 14 voltas para o fim da corrida, o italiano já tinha 3s7 de margem na ponta.
A disputa entre os pilotos de Jorge Martínez, aliás, só acalmou quando Migno, Sasaki e Masià separaram os dois, com García caindo para sexto.
Sergio tratou de reagir e escalar o pelotão e logo conseguiu atacar Guevara para reassumir brevemente o segundo posto, antes de levar o troco de Izán. Migno era o quarto, seguido por Masià.
Com Foggia mais e mais isolado, a briga no segundo pelotão seguia interessantíssima. García agora vinha em segundo, mas tinha Masià coladinho atrás. Guevara, aliás, atacou e subiu para terceiro, deixando o piloto da Red Bull KTM Ajo para se defender de Migno. Öncü e Sasaki também faziam parte deste pelotão da ponta.
Líder do campeonato, Migno passou a atacar mais uma vez e conseguiu assumir a terceira posição, bastante próximo de Guevara, que seguia em segundo. Mais atrás, Sasaki e Artigas agora também faziam parte do primeiro pelotão.
Com seis voltas por fim, Migno forçou uma ultrapassagem por dentro em Guevara e tomou a segunda colocação, mas o troco do espanhol não tardou muito mais a chegar. Enquanto os dois brigavam, Öncü colou na quarta colocação, diante de García e Holgado.
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