Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

GUIA 2022: Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP

A Yamaha continua a longa batalha para melhorar o motor da YZR-M1 e vê as rivais crescendo no grid. Com isso, busca evoluir e espera sair da dependência do atual campeão Fabio Quartararo na MotoGP 2022

1 mar 2022 - 04h01
Compartilhar
Exibir comentários
Fabio Quartararo e Andrea Dovizioso correm com motos da Yamaha em 2022, mas equipes diferentes
Fabio Quartararo e Andrea Dovizioso correm com motos da Yamaha em 2022, mas equipes diferentes
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

GUIA MOTOGP 2022: FAVORITOS, NOVATOS E PALPITES PARA TEMPORADA

A YAMAHA VIVE UM DILEMA. Enquanto celebra o título de Fabio Quartararo, quebrando um longo e desconfortável jejum, a montadora japonesa sabe que precisa reagir diante do crescimento das rivais em 2022.

Você lembra como era a MotoGP em 2015? O ano marcou o último título da Yamaha como Construtora, quando os companheiros Jorge Lorenzo e Valentino Rossi brigaram pelo campeonato até a última etapa. O time ainda venceria em 2016, mas desde então passou longe de conquistas até o ano passado, com Quartararo.

Por outro lado, vê as concorrentes passarem como bondes. A Ducati encerrou 2021 com a melhor moto do grid, vencendo os títulos por equipes e construtoras com facilidade, deixando a Yamaha com o vice em ambos os casos. Suzuki e Honda se mostraram interessantes novidades na pré-temporada e ameaçam a marca dos três diapasões.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O que esperar da Yamaha para 2022? (Foto: Divulgação/MotoGP)

GUIA MOTOGP 2022

A potência do motor tem sido o ponto fraco da moto de Iwata nos últimos anos no Mundial de Motovelocidade. A YZR-M1 utiliza um motor de quatro cilindros em linha, que favorece a eficiência nas curvas, mas tira das retas, onde as demais motos levam vantagem.

Campeão vigente, Quartararo já deixou clara a insatisfação com a potência da moto dos três diapasões. Massimo Meregalli, chefe da equipe de fábrica, também admitiu uma certa decepção com o propulsor desenvolvido para o campeonato deste ano. Com o congelamento previsto para a abertura do Mundial, esse problema deve durar um pouco mais.

A Yamaha ainda pode, porém, mudar outras partes da moto. E aí entram os demais pilotos, evitando uma 'Quartararodependência'. A equipe de fábrica ainda conta com Franco Morbidelli, que vai fazer a primeira temporada completa com o time, enquanto na RNF, time satélite que antes chamava SRT, terá o veterano Andrea Dovizioso e o novato Darryn Binder.

A temporada 2022 pode ser um ano de virada para a montadora japonesa. Ou reage para igualar a situação com as rivais, ou vai se reorganizar para 2023. De um jeito ou outro, o certame promete ser de mais superação do que glórias, como vistas no ano passado.

WEB STORY

CASO YAMAHA NA MOTOGP: VEM AÍ A ERA DA QUARTARARODEPENDÊNCIA?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade