Impacto da moto no peito de Quartararo causou estouro no zíper de traje, diz fabricante
A Alpinestars analisou o traje usado por Fabio Quartararo no GP de Aragão e concluiu que o impacto da roda dianteira da YZR-M1 no peito do piloto quando o air-bag do macacão já estava completamente armado foi decisivo para fazer com que o zíper abrisse por completo, resultando nas escoriações sofridas pelo francês
Fabricante do macacão de Fabio Quartararo, a Alpinestars concluiu que o impacto da roda dianteira da Yamaha contra o peito do francês foi decisivo para causar a abertura do traje, o que resultou em uma série de escoriações na pele do piloto. A marca italiana reforçou que, embora a dinâmica do incidente seja muito incomum, já está buscando soluções para que algo assim não volte a acontecer.
No último domingo, Quartararo caiu na curva 3 do MotorLand após atingir a traseira de Marc Márquez, que tinha escorregado e reduzido um pouco a velocidade para evitar a queda. O líder do Mundial 2022 foi arremessado da moto, caiu forte no chão, escorregou pelo asfalto e ainda sofreu um novo impacto da moto.
CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Apesar das imagens assustadoras, a maior lesão de Fabio foram escoriações que cobrem quase todo o lado esquerdo do peito. Isso porque o macacão abriu durante o acidente e ele acabou ralando a pele contra o asfalto.
O GRANDE PRÊMIO procurou a Alpinestar, fabricante do macacão, para saber o que motivou a abertura do zíper. A marca italiana, que recebeu a peça na terça-feira, analisou não só o estado da vestimenta, mas também os dados coletados pelos sensores do airbag e as imagens da corrida, e concluiu que o impacto da moto contra o peito de Quartararo foi decisivo na abertura do zíper.
"Depois de analisar o macacão de Fabio Quartararo no laboratório de testes da sede da Alpinestars e também de olharmos os dados do sistema Tech-Air® de airbag de Fabio, além de estudarmos as informações das imagens em vídeo, chegamos a seguinte conclusão sobre a aparente abertura do zíper da frente do macacão de Fabio no incidente da volta um na corrida de Aragão da MotoGP: depois de colidir com a traseira de outra motocicleta na saída da curva 3, Fabio foi ejetado para a frente da moto, o que fez com que o sistema de airbag fosse totalmente acionado antes do primeiro impacto com o solo", seguiu.
"A queda sobre a frente da moto foi complicada pelo fato de que, depois de Fabio fazer contato com o solo e escorregar de costas (o zíper estava intacto neste ponto), ele foi atingido por um impacto secundário significativo, um impacto no peito, da roda dianteira da moto", apontou. "A nossa análise nos levou a concluir que, com o airbag totalmente acionado pelo primeiro impacto, e com o macacão significativamente esticado devido à resistência à abrasão entre a traseira do traje e o asfalto, quando a roda dianteira da moto impactou o peito de Fabio, ela aderiu ao macacão e estressou o zíper além de qualquer nível remotamente já registrado nas milhares de quedas registradas até aqui", continuou.
"Todos os elementos do traje estão intactos, incluindo todas as costuras e a fixação do zíper, mas os próprios dentes do zíper cederam devido a um puxão extraordinário", indicou. "A Alpinestars quer esclarecer que, embora pareça uma circunstância extraordinária, está buscando soluções para impedir que isso jamais se repita", concluiu.
Esta não é a primeira vez que Fabio tem problema com zíper de um macacão. No ano passado, no GP da Catalunha, o piloto ficou com o peito completamente exposto durante a corrida, o que resultou em punição ao piloto. Na época, a fábrica concluiu que o zíper não tinha sido corretamente fechado, o que resultou na abertura. Em resposta, a Alpinestars introduziu uma lingueta maior, protegendo o topo da peça.
A MotoGP volta na próxima semana, com o GP do Japão, em Motegi. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.