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Motociclismo

"Inteligência, talento e profissionalismo": KTM agradece Oliveira por contribuição com RC16

Coube a Francesco Guidotti e Pit Beirer a missão de agradecer o português pelo trabalho desempenhado na casa de Mattighofen ao longo de toda a carreira. A partir de 2023, Oliveira fará parte dos quadros da Aprilia, guiando pela RNF

31 ago 2022 - 07h54
(atualizado às 08h00)
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KTM agradeceu contribuição de Miguel Oliveira com desenvolvimento da RC16
KTM agradeceu contribuição de Miguel Oliveira com desenvolvimento da RC16
Foto: KTM / Grande Prêmio

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A KTM aproveitou o anúncio da mudança de Miguel Oliveira para a RNF Aprilia em 2023 para elogiar e agradecer o português pela contribuição com o desenvolvimento da RC16. A casa de Mattighofen exaltou a inteligência, o talento e o profissionalismo do piloto de Pragal.

A marca austríaca tentou manter Miguel na "família", transferindo-o para a Tech3, que hoje é uma equipe satélite, mas que no próximo ano terá status de equipe de fábrica com o desembarque da GasGas na MotoGP. Apesar da proposta da marca espanhola do grupo Pierer Mobility, Oliveira optou por mudar de ares e decidiu assinar com a Aprilia para correr pela RNF.

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Miguel Oliveira (Foto: KTM)

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A mudança marca o fim de uma relação que começou em 2017 com a KTM, quando ainda corrida na Moto2. Antes, mesmo que sem laços formais com a marca, Miguel já tinha corrido com motos austríacas nas classes menores, como aconteceu em 2008, na Red Bull Rookies Cup, e também na Moto3.

Em 2019, o português saltou para a MotoGP com a marca, pelas mãos da Tech3, e foi o primeiro atleta e ter escalado todos os passos da escala da KTM no Mundial de Motovelocidade: Rookies Cup, Moto3, Moto2 e MotoGP.

Foi só em 2021 que Miguel chegou ao time de fábrica da KTM, para formar dupla com Brad Binder, que tinha alcançado a estrutura oficial antes, o que desagradou logo de cara. A relação com a marca sofreu um novo abalo no início deste ano, quando os austríacos ofereceram a renovação do contrato, mas pediram que ele ficasse aberto a um retorno ao time de Hervé Poncharal.

Na época, Oliveira desconhecia os planos relativos à chegada da GasGas e recusou a oferta, alegando que fazia questão do lugar na estrutura de fábrica. Pit Beirer, chefe da divisão esportiva de KTM, GasGas e Husqvarna, ainda tentou batalhar, mas o piloto optou por mudar de ares.

Chefe da KTM na MotoGP, Francesco Guidotti ressaltou que a equipe será sempre grata pela contribuição de Miguel com o desenvolvimento da RC16 e listou qualidades do piloto.

"Tivemos muita sorte de ter um piloto com a inteligência, o talento e o profissionalismo de Miguel no time de fábrica", disse Guidotti. "Quando conseguimos criar o pacote certo para ele, ele mostrou a classe dele e trouxe algumas contribuições importantes para o desenvolvimento da RC16. Isso é algo que sempre apreciaremos. Obrigado, Miguel", completou.

Beirer, por sua vez, garantiu que a ausência de Miguel será sentida por parte da casa de Mattighofen.

"Um grande obrigado a Miguel por tudo que ele trouxe ao nosso programa da MotoGP e por todos os fortes valores que ele representa. Ele passou pelo sistema da KTM, mas ele também ajudou a fazer cada passo válido e competitivo subindo no pódio 36 vezes e conquistando 16 vitórias para nós, quatro delas na MotoGP", apontou Beirer. "A vitória na Áustria em 2020 foi simplesmente incrível e só melhorada pelo domínio e emoção em Portugal mais tarde na temporada. Ele realmente mostrou aos pilotos mais jovens o 'jeito laranja' ao longo da pirâmide da MotoGP. Ele é um profissional completo, um homem de família e ele fará falta no nosso pedaço do paddock. Desejamos a ele todo o melhor no futuro dele na MotoGP", encerrou.

Em 2023, a KTM terá Binder e Jack Miller no time oficial, mas ainda não definiu quem será o companheiro de Pol Espargaró na GasGas.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 4 de setembro para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

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