Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Marc Márquez é declarado inapto para GP da Indonésia após forte queda

Após um assustador acidente nos treinos, Marc Márquez foi para um hospital na Indonésia e vai perder a etapa em Mandalika

20 mar 2022 - 03h22
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Marc Márquez sofreu uma queda violentíssima no warm-up deste domingo em Mandalika
Marc Márquez sofreu uma queda violentíssima no warm-up deste domingo em Mandalika
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

A temporada 2022 segue caótica para Marc Márquez. Depois de conviver com graves acidentes e lesões nos últimos anos, o espanhol sofreu uma impressionante e assutadora queda durante o warm-up do GP da Indonésia e está fora da corrida em Mandalika.

Márquez perdeu o controle da moto a 200 km/h na curva 7 da pista, foi ejetado de sua RC213V e caiu com violência no chão, inclusive batendo a cabeça. Apesar de ter se levantado e andado para fora do circuito, o espanhol acabou levado de helicóptero para um hospital da região.

De acordo com informações da emissora espanhola DAZN, Marc sofreu um politraumatismo e um traumatismo cranioencefálico. Em comunicado posterior, a Honda afirmou que o hexacampeão da MotoGP teve uma concussão, o impedindo de correr em Mandalika.

Marc Márquez levou um susto enorme nesta manhã em Mandalika
Marc Márquez levou um susto enorme nesta manhã em Mandalika
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Não foi a primeira queda do piloto da Honda ao longo do fim de semana. Na classificação, caiu duas vezes durante o Q1 e ficou apenas com o 14º lugar no grid de largada.

Apesar do retorno ao paddock depois de passar por exames detalhados no hospital, Márquez não vai correr na Indonésia. De acordo com Alberto Puig, chefe de equipe da Honda, "não faz sentido correr hoje com essas circunstâncias".

"Marc teve um traumatismo. Não há nada quebrado, mas a sensação é desagradável. Mandá-lo correr não era o mais inteligente", acrescentou Puig.

A MotoGP endureceu os protocolos médicos a partir deste ano para evitar que pilotos que sofreram concussões voltem à pista de imediato. É a primeira vez que o novo código é visto em vigor na temporada 2022.
Marc Márquez não se sentiu bem após a queda e está fora da prova
Marc Márquez não se sentiu bem após a queda e está fora da prova
Foto: Divulgação/MotoGP / Grande Prêmio

As lesões, porém, perseguem Márquez nos últimos anos. Em 2020, logo na abertura da temporada, em Jerez, caiu com violência quando brigava pela liderança e precisou passar por diversas cirurgias no braço direito, perdendo toda a temporada e se ausentando das pistas por 9 meses.

Depois do retorno, e de três vitórias no último campeonato, o piloto da moto #93 foi para um treino de motocross e sofreu uma concussão ao cair. Com isso, perdeu as duas etapas finais do certame passado por problemas de visão duplicada. A liberação dos médicos aconteceu apenas neste ano.

A largada do GP da Indonésia de MotoGP acontece neste domingo (20), à 4h (de Brasília), no circuito de Mandalika. O Grande Prêmio acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade