Marc Márquez encerra seca de 1.071 dias com pole-position no GP do Japão de MotoGP
O hexacampeão da MotoGP conquistou neste sábado (24) a 64ª da carreira na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, colocando um ponto final em um jejum que vinha desde o GP do Japão de 2019, quando superou Franco Morbidelli para sair na posição de honra pela última vez antes da epopeia que marcou a trajetória profissional nos últimos dois anos
Marc Márquez colocou um ponto final em um jejum que durou 1.071 neste sábado (24). Ao conquistar a pole-position para o GP do Japão, o hexacampeão da MotoGP retorna à posição de honra do grid da classe rainha pela primeira vez desde que puxou a fila da grelha no próprio circuito de Motegi em 2019.
Naquele já distante 19 de outubro de 2019, Márquez bateu Franco Morbidelli por 0s132 para conquistar o que seria a décima pole da temporada do sexto título da categoria principal o Mundial, conquistado na etapa anterior, na Tailândia.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Desta vez, o cenário é completamente diferente. Marc ainda tenta recuperar a competitividade, depois de retornar à ativa há pouco mais de uma semana após passar pela quarta cirurgia no braço direito, ainda em consequência da fratura que sofreu na abertura da temporada 2020, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
Desde aquele GP do Japão de 2019, Marc disputou apenas 25 GPs em três anos, conquistando cinco vitórias — Austrália e Valência em 2019, Alemanha, Valência e Américas em 2021 — e sete pódios — as cinco vitórias e os segundos lugares de Malásia 2019 e Aragão 2021.
Além disso, a própria Honda vive uma fase ruim. A gigante japonesa tem a lanterna do Mundial de Construtores, com só 100 pontos, 246 a menos que a já campeã Ducati, e não consegue um pódio desde o terceiro lugar de Pol Espararó no GP do Catar, na abertura da temporada, uma sequência de 14 GPs, a maior estiagem da marca na classe rainha desde que voltou ao grid em tempo integral em 1982.
A largada do GP do Japão de MotoGP, em Motegi, está marcada para este domingo, às 3h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.