Miller voa no asfalto secando e lidera com sobra treino 1 na Áustria. Quartararo é 5º
Australiano se impôs na manhã desta sexta-feira (19) e garantiu a liderança do primeiro treino para o GP da Áustria ao cravar 1min30s756 no Red Bull Ring. 0s618 mais lento, Johann Zarco foi segundo, com Joan Mir fechando o top-3. Líder do Mundial, Fabio Quartararo fechou em quinto
BAGNAIA ENGATA BOA SEQUÊNCIA E BOTA PRESSÃO EM CIMA DE QUARTARARO NA MOTOGP
Jack Miller fez valer a força da Ducati na primeira sessão de treinos da MotoGP para o GP da Áustria. O australiano mostrou força com a pista secando e, depois de engatar uma sequência de voltas rápidas, garantiu o melhor tempo da manhã desta sexta-feira (19) ao registrar 1min30s756.
Já 0s618 atrás de Miller, Johann Zarco ficou com a segunda colocação, diante de Joan Mir, o melhor entre as não-Ducati. Jorge Martín aparece na sequência, só 0s040 mais lento que o espanhol da Suzuki.
LADO A LADO
Jack Miller foi o mais rápido nesta manhã na Áustria (Foto: Divulgação/MotoGP)
Líder do Mundial, Fabio Quartararo cravou 1min31s773 e ficou com o quinto tempo, 1s017 atrás de Miller. Álex Rins aparece em sexto, com Brad Binder, Takaaki Nakagami, Enea Bastianini e Andrea Dovizioso fechando o rol dos dez melhores.
Vindo de duas vitórias seguidas, Francesco Bagnaia foi só 16º, 1s757 mais lento que o companheiro de Ducati. Aleix Espargaró, o vice-líder do campeonato, aparece 0s044 atrás.
A MotoGP disputa neste fim de semana, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP no Red Bull Ring:
A primeira sessão de treinos no Red Bull Ring começou com a pista úmida e o céu nublado, mas sem chuva. Quando os pilotos entraram na pista, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando só a 21°C. A umidade relativa do ar estava em 96%, com o vento soprando a 5 km/h.
Por conta das condições, os pilotos foram para a pista com pneus de chuva: a maioria com macios traseiros, embora Marco Bezzecchi e Álex Rins tinham se arriscado com o médio. Na dianteira, o médio foi a opção da maioria, mas alguns usaram macio.
Jack Miller abriu a sessão na ponta e logo baixou para 1min41s633 para manter a liderança, só 0s072 melhor que Takaaki Nakagami, o segundo colocado. Joan Mir vinha em terceiro, diante de Fabio Quartararo, Maverick Viñales e Álex Márquez.
Logo depois, Johann Zarco foi a 1min40s413 e assumiu o comando, melhorando a marca de Miller em 0s074. A liderança da Ducati, porém, caiu na sequência, quando Miguel Oliveira passou em 1min39s109 para abrir 0s488 de diferença para o francês da Pramac. Mir era o terceiro, diante de Miller, Viñales, Luca Marini, Andrea Dovizioso, Nakagami, Pol Espargaró e Jorge Martín.
Oliveira conseguiu baixar para 1min38s843 logo depois, mas a vantagem em relação a Zarco caiu para 0s209, já que o francês também foi melhor. Alex Rins assumiu o terceiro posto, diante de Mir. Miller era o quinto.
Na oitava volta nesta manhã, Mir foi a 1min38s715 e tomou a liderança, abrindo 0s128 de diferença para Oliveira. O comando da Suzuki, contudo, foi bastante ligeiro, já que Miller passou 0s005 melhor logo em seguida.
Líder do Mundial, Fabio Quartararo vinha só em 16º depois de pouco mais de 15 minutos de treino. O francês era 2s348 mais lento que o líder, tendo completado a melhor de oito voltas em 1min41s058.
Zarco passou brevemente pela primeira posição antes de Oliveira recuperar a primeira posição com 1min38s035. Viñales virou 0s336 mais lento que o português e saltou para segundo. Dupla do Top Gun na Aprilia, Aleix Espargaró vinha só em 21º.
Perto da marca de 20 minutos para o fim da sessão, os boxes ficaram mais movimentados na pista austríaca. Oliveira seguia no comando da sessão, diante de Miller, Viñales, Zarco, Mir, Rins, Álex Márquez, Nakagami, Martín e Quartararo.
Com boa parte dos pilotos parados, as Suzuki foram para a ponta: com 1min37s548, Mir tomou a liderança, 0s323 melhor do que Rins. Oliveira caiu para terceiro na Áustria, diante de Miller e Viñales.
Zarco apareceu alguns minutos depois para cravar 1min36s916 e reassumir o comando, 0s237 melhor do que Mir. No retorno à pista, Oliveira, Marini, Dovizioso e Bezzecchi já tinham pneus slicks. E eram os únicos quatro com a borracha lisa.
Miller, aliás, se juntou ao time dos slicks, assim como Stefan Bradl, Brad Binder, Joan Mir, Takaaki Nakagami, Fabio Quartararo e Álex Márquez.
Oliveira subiu para a quarta colocação. Enquanto vinha em volta, Marini se instalou logo atrás, com Bezzecchi passando à frente. Miguel, então, foi a ponta, mas teve o giro cancelado por exceder os limites da pista.
Cm 1min36s236, Miller assumiu o comando, 0s680 melhor que Zarco. Dovizioso era o terceiro, diante de Mir, Marini e Rins. Bezzecchi surgiu logo em seguida para registrar 1min35s922 e abrir 0s314 de margem para Jack.
Oliveira insistiu e recuperou a ponta com 1min34s787, impressionantes 1s135 melhor do que Bezzecchi. Miller, Quartararo e Zarco completavam o top-5.
Enquanto isso, Remy Gardner caiu na curva 2, mas escapou de lesões maiores. O tombo do australiano, porém, resultou no cancelamento de várias voltas, já que os pilotos desrespeitaram as bandeiras amarelas.
0s040 mais rápido que Oliveira, Bezzecchi assumiu a primeira posição, mas apenas momentaneamente, já que Miller foi 1s760 melhor ao anotar 1min32s987 e retomar a ponta do TL1 na Áustria. Bradl colocou a Honda no segundo posto, diant de Marco, Miguel e Maverick.
Jorge Martín reduziu a vantagem de Miller para 0s682 ao tomar o segundo posto na Áustria, mas logo caiu para terceiro, já que Álex Márquez foi 0s263 melhor. Jack, contudo, deu outra boa volta, chegando a 1min32s064 para abrir mais de 1s de dianteira.
Quartararo também avançou e tomou o segundo posto, mas logo foi parar atrás de Bezzecchi, Dovozioso e Martín. Zarco, Álex Márquez e Joan Mir também se infiltraram entre os ponteiros.
Miller seguiu voando e, na 17ª volta, chegou em 1min31s 586, 0s863 melhor que Quartararo. Rins se aproximou na sequência, chegando a 0s3 do australiano. Zarco era o quarto, diante de Márquez e Martín.
Jack foi a 1min31s139 na passagem seguinte, ampliando para 0s747 a folga no topo da tabela.
Já no minuto final da sessão, Binder saltou para terceiro, 0s860 atrás do líder. Com a bandeira quadriculada tremulando, Franco Morbidelli avançou para décimo.
No encerramento da sessão, Miller baixou para 1min30s756, garantindo 0s618 de folga para Zarco na Áustria. Mir ficou em terceiro, à frente de Martín. Quartararo foi o quinto, diante de de Rins, Brad Binder, Nakagami, Enea Bastianini e Dovizioso. Francesco Bagnaia foi 16º, com Aleix Espargaró em 17º.
MotoGP 2022, GP da Áustria, Red Bull Ring, Treino livre 1:
1 | J MILLER | Ducati | 1:30.756 | |
2 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:31.374 | +0.618 |
3 | J MIR | Suzuki | 1:31.576 | +0.820 |
4 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:31.616 | +0.860 |
5 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:31.773 | +1.017 |
6 | Á RINS | Suzuki | 1:31.875 | +1.119 |
7 | B BINDER | KTM | 1:31.913 | +1.157 |
8 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:31.941 | +1.185 |
9 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:31.976 | +1.220 |
10 | A DOVIZIOSO | RNF YAMAHA | 1:32.007 | +1.251 |
11 | M VIÑALES | Aprilia | 1:32.074 | +1.318 |
12 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:32.321 | +1.565 |
13 | M OLIVEIRA | KTM | 1:32.422 | +1.666 |
14 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:32.437 | +1.681 |
15 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:32.488 | +1.732 |
16 | F BAGNAIA | Ducati | 1:32.513 | +1.757 |
17 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:32.557 | +1.801 |
18 | S BRADL | Honda | 1:32.748 | +1.992 |
19 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:32.775 | +2.019 |
20 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:32.905 | +2.149 |
21 | L SAVADORI | Aprilia | 1:32.963 | +2.207 |
22 | L MARINI | VR46 | 1:32.998 | +2.242 |
23 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:33.796 | +3.040 |
24 | D BINDER | RNF YAMAHA | 1:35.072 | +4.316 |
25 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:35.092 | +4.336 |
POLE MARCA DIOGO MOREIRA NA HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.