Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

MotoGP anuncia calendário da temporada 2023 com abertura na Europa após 17 anos

Pela primeira vez desde 2006, ano do Mundial de Motovelocidade não terá início no Catar. O GP de Portugal, em Portimão, foi o escolhido para sediar o começo da próxima temporada da categoria

2 ago 2022 - 10h06
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Portimão receberá início da temporada de 2023 da MotoGP
Portimão receberá início da temporada de 2023 da MotoGP
Foto: Scuderia Ferrari / Grande Prêmio

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

Pela primeira vez desde 2006, uma temporada da MotoGP irá começar na Europa. A Dorna - promotora do Mundial de Motovelocidade - anunciou nesta terça-feira (2) que o 2023 da categoria terá início no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, para o GP de Portugal. A disputa acontecerá nos dias 24-26 de março.

A detentora dos direitos comerciais da MotoGP afirmou, em comunicado oficial, que irá divulgar o restante do calendário da próxima temporada em um "momento oportuno". A Dorna informou, também, que ao menos uma sessão de testes da pré-temporada será realizada em Portimão - em data ainda a ser revelada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Será apenas a terceira abertura de temporada na Europa em mais de três décadas. Também será a primeira vez que Portugal irá sediar a primeira corrida do ano", pontuou a Dorna em sua nota oficial.

Lusail deve estar no fim do calendário de 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Em 2006, a temporada da MotoGP começou em Jerez de la Frontera. A partir do ano seguinte, o circuito de Lusail, no Catar, passou a receber a corrida inaugural de cada ano do Mundial de Motovelocidade. Em 2020, a disputa por lá começaria em 28 de março - mas às vésperas da corrida, o governo catari passou a restringir a entrada no país por conta da pandemia do novo coronavírus, o que inviabilizou as corridas da classe rainha. As classes menores só conseguiram correr, pois já estavam em Lusail para o último teste da pré-temporada.

Vale lembrar, também, o motivo pelo qual o Catar não terá a corrida inaugural de 2023. O circuito de Lusail está passando por reformas e uma remodelação - com o objetivo de tornar o local mais moderno para receber os espectadores -, o que significa que não estará realmente pronto para receber a primeira etapa da classe rainha no ano que vem.

Fabio Quartararo venceu o GP de Portugal em 2022 (Foto: Yamaha)

Com contrato válido com a MotoGP até 2031, a tendência é que o GP do Catar apareça no final do calendário da próxima temporada.

O GP de Portugal, por sua vez, retornou ao Mundial de Motovelocidade - após oito anos de ausência - em 2020. Anteriormente disputado no histórico circuito de Estoril, entre 2000 e 2012, a prova passou a ser realizada em Portimão.

No calendário 'remendado' pela pandemia, em 2020, o Autódromo Internacional do Algarve encerrou a temporada; no ano passado, recebeu duas corridas: a originalmente prevista como 3ª etapa da categoria e também em novembro, substituindo o cancelado GP da Austrália. Em 2022, foi a quinta prova do ano - vencida por Fabio Quartararo.

FERRARI SUCUMBE, VERSTAPPEN BRILHA E ALONSO VAI PARA ASTON MARTIN | Paddock GP  #298

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade