Quartararo deixa Ducati para trás e comanda treino livre 1 da MotoGP em San Marino
Fabio Quartararo não deu chance para as motos das fábricas europeias e colocou a Yamaha na liderança do treino livre 1 da MotoGP em Misano, realizado nesta sexta-feira (2)
Fabio Quartararo foi o mais rápido no primeiro treino livre da MotoGP válido pela etapa de San Marino e da Riviera de Rimini, realizado nesta sexta-feira (2). O francês da Yamaha melhorou a própria marca nos instantes finais e liderou a sessão ao registrar 1min32s313, superando Jack Miller em 0s224.
Michelle Pirro, de volta à categoria rainha depois de participar das etapas da Itália e da Catalunha, surpreendeu e ficou com a terceira posição, com Aleix Espargaró completando em quarto lugar, à frente do companheiro de Aprilia, Maverick Viñales.
Francesco Bagnaia foi o sexto colocado, com o futuro companheiro de equipe, Enea Bastianini, na sequência, em sétimo. Álex Rins, Luca Marini e Johann Zarco fecharam o top-10.
O TL2 válido pelo GP de San Marino e da Riviera de Rimini de MotoGP, em Misano, está marcado para as 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
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Os pilotos encontraram pela frente um clima ameno, com céu bastante nublado. Os termômetros marcavam 22°C, com a temperatura do asfalto atingindo 25°C.
Assim que a bandeira verde foi acionada, liberando a pista do circuito Marco Simoncelli, os pilotos não perderam tempo e partiram em busca dos tempos de volta — vale lembrar que os treinos livres na MotoGP já contam como "prévia" da classificação, uma vez que os dez melhores no combinado das sessões avançam direto para o Q2 no sábado.
Para um piloto em especial, a sessão ainda teria um significado diferente: Andrea Dovizioso deu início à contagem regressiva para o adeus à MotoGP. O italiano fará em Misano a sua última corrida na categoria rainha antes da aposentadoria.
Nas escolhas de pneus, todo o grid optou por pneus médios na parte de trás, enquanto os compostos dianteiros foram divididos com os macios. Quartararo, por exemplo, optou de início pelos dois tipos, enquanto Pecco Bagnaia preferiu ir à pista com os médios em ambas as rodas.
Zarco logo tomou o primeiro lugar ao virar 1min36s817, mas logo o recém-promovido para a equipe de fábrica da Ducati, Bastianini, estabeleceu a marca de 1min35s860 e passou a liderar momentaneamente a sessão. O piloto da Pramac, porém, respondeu imediatamente e voltou para a liderança.
Nos primeiros dez minutos, os pilotos foram se revezando bastante na liderança, com Ducati, Aprilia e até a Honda de Pol Espargaró aparecendo na liderança da tabela de tempos. Mas conforme a pista ia melhorando, os protagonistas começaram a surgir, primeiro Aleix Espargaró liderando a sessão, seguido de Quartararo.
Mas a Honda resolveu se meter na disputa, e Pol virou 1min33s386, voltando à liderança. Takaaki Nakagami ainda aparecia em quinto, com duas motos da fabricante japonesa aparecendo entre os cinco primeiros, algo que não acontecia há tempos na temporada.
A Yahama de Quartararo, no entanto, pulou para a liderança ao melhorar o tempo de Pol Espargaró em 0s3. Mais alguns giros, e Álex Rins colocou a Suzuki em segundo, a 0s227 do tempo do líder do Mundial. Entre os seis primeiros, quatro guiavam motos de fabricantes japonesas: Quartararo, Rins, Pol Espargaró e Nakagami. Os "intrusos" europeus eram, no momento, Viñales, com a Aprilia, e Bagnaia, de Ducati.
A 25 minutos para o fim, Quartararo melhorou ainda mais a própria marca ao virar 1min33s069, mas cometeu um erro e quase caiu ao cruzar a linha de chegada. Felizmente, o francês conseguiu controlar a moto e evitou a queda. Quartararo ainda seguiu voando na pista e foi o primeiro a baixar de 1min33s, virando 1min32s968.
De repente, a Ducati apareceu novamente na ponta, mas não com nenhum dos costumeiros nomes: Pirro acelerou e conseguiu ser 0s080 mais rápido que o francês da Yamaha, arrancando aplausos dos boxes da Aruba.it e assumindo a liderança momentânea da sessão.
A menos de 15 minutos para o final, Viñales veio mais rápido nos três primeiros setores da pista de Misano, mas não conseguiu superar a marca de Pirro ao final do quarto e último setor. O representante da Aprilia, no entanto, conseguiu se aproximar bastante dos líderes, ficando a 0s024 de Quartararo.
Na volta seguinte, Viñales continuou num ritmo forte e voltou a melhorar as primeiras parciais. Dessa vez, porém, o espanhol foi o melhor em todos os setores da pista, batendo o tempo do italiano em 0s182 ao virar 1min32s706.
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Nos dez minutos finais, Quartararo voltou à pista com pneus médios também na frente. De início, virou em 1min33s, mas alguns giros depois, o francês já aparecia na casa de 1mins32s alto, dando indícios de que a Yamaha seria mais uma vez uma adversária à altura da força da Ducati — ao menos com o campeão vigente.
E, de fato, Quartararo logo assumiu a liderança depois de melhorar as duas últimas parciais, cravando 1min32s498. Miller veio no embalo e apareceu na segunda posição, a 0s039. Pirro melhorou a própria marca e superou Viñales, assumindo o terceiro posto momentâneo.
Nos minutos finais, os pilotos vieram para a definição e começaram a melhorar consideravelmente suas marcas, primeiro Aleix Esparagaró, depois Bastianini e também Bagnaia. Mas nenhum deles se aproximou do tempo de Quartararo, que tentou melhorar a própria marca, porém quase perdeu o controle da moto novamente, dessa vez na curva 11.
Mas ele não desistiu, continuou abrindo voltas rápidas até que, com o cronômetro já zerado, virou 1min32s313, 0s224 mais rápido que Miller.
MotoGP 2022, GP de San Marino e da Riviera de Rimini, Misano, treino livre 1:
1 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:32,313 | 23 | ||
2 | J MILLER | Ducati | 1:32,537 | +0,224 | 23 | |
3 | M PIRRO | Ducati | 1:32,693 | +0,380 | 19 | |
4 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:32,698 | +0,385 | 18 | |
5 | M VIÑALES | Aprilia | 1:32,706 | +0,393 | 20 | |
6 | F BAGNAIA | Ducati | 1:32,752 | +32,752 | 21 | |
7 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:32,838 | +32,838 | 19 | |
8 | Á RINS | Suzuki | 1:32,858 | +32,858 | 22 | |
9 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:32,981 | +32,981 | 20 | |
10 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:32,999 | +32,999 | 21 | |
11 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:33,105 | +33,105 | 21 | |
12 | B BINDER | KTM | 1:33,207 | +33,207 | 24 | |
13 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:33,218 | +33,218 | 21 | |
14 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:33,253 | +33,253 | 22 | |
15 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:33,314 | +33,314 | 19 | |
16 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:33,435 | +33,435 | 20 | |
17 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:33,562 | +33,562 | 24 | |
18 | M OLIVEIRA | KTM | 1:33,636 | +33,636 | 21 | |
19 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:33,687 | +33,687 | 21 | |
20 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:33,830 | +0,516 | 21 | |
21 | S BRADL | Honda | 1:33,855 | +1,542 | 20 | |
22 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:33,897 | +1,584 | 20 | |
23 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:34,165 | +1,852 | 18 | |
24 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:34,836 | +2,523 | 18 | |
25 | K WATANABE | Suzuki | 1:37,294 | +4,981 | 23 |
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