Rainey pilota YZR500 em Goodwood 30 anos após tricampeonato da MotoGP
Wayne Rainey guiou a Yamaha YZR500 no Festival de Goodwood. Moto marcou o tricampeonato do piloto americano, paralisado do peito para baixo desde 1993 por conta de um acidente
Tricampeão mundial de MotoGP, o americano Wayne Rainey protagonizou um momento emocionante durante o Festival de Goodwood, na Ingalerra, neste sábado (25). Paralisado do peito para baixo desde 1993, o ex-piloto guiou a Yamaha YZR500, moto do título mundial de 1993.
"Estava bastante nervoso por pilotar a YZR500, já que quando pilotei a R1, foi tudo muito sensível, já que as motors de hoje em dia levam muitos componentes eletrônicos. Porém, uma moto de 500cc de GP é um pouco diferente", comentou o americano de 61 anos.
A YZR500 passou por algumas modificações, com controles do freio traseiro e da caixa de câmbio realocados no guidão.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.
"Sempre foi um desafio andar de moto ao nível de lutar para ganhar corridas e títulos, mas estar aqui 30 anos depois, poder subir na moto e guiar em um acerto fácil, agradável e suave tem sido fantástico. A moto estava lá para mim naquela época, e está lá para mim hoje, então estou emocionado", seguiu o tricampeão.
Campeão em 1990, 1991 e 1992, Rainey sofreu um forte acidente no GP da Itália de 1993, quando liderava o Mundial. Após cometer um erro, caiu após perder o controle da moto e foi jogado com força contra a brita. Além de uma perfuração no pulmão, teve uma lesão na sexta-vértebra e jamais recuperou os movimentos do peito para baixo, encerrando a carreira.
MOTOGP | DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.