Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Retrospectiva 2022: Suzuki abandona MotoGP de forma inesperada. Mas sai com vitória

A Suzuki surpreendeu a todos, inclusive sua própria equipe e pilotos, quando anunciou sua saída da MotoGP em 2022. A temporada, talvez, tenha sido um reflexo da melancolia e incerteza. Mas Álex Rins foi capaz de fazer a despedida especial: com vitórias na Austrália e em Valência

7 dez 2022 - 05h31
Compartilhar
Exibir comentários
Suzuki se despediu da MotoGP em 2022
Suzuki se despediu da MotoGP em 2022
Foto: Suzuki / Grande Prêmio

A Suzuki, de maneira surpreendente, decidiu dizer 'adeus' à MotoGP 2022. E não foi só uma surpresa à imprensa ou aos fãs da marca. Pilotos e equipe também não sabiam da derradeira decisão da marca japonesa, que foi divulgada logo após o GP da Espanha e oficializada em 13 de julho.

Antes de tudo, é bom ressaltar que a história da Suzuki no campeonato é feita de idas e vindas. A última delas aconteceu no fim de 2011, quando partiu na esteira da crise econômica que assolou o mundo com a promessa de voltar anos mais tarde, o que efetivamente se concretizou em 2015. De lá para cá, a fábrica japonesa construiu uma GSX-RR sólida e protagonista, sempre com bons pilotos e encerrou um longo jejum ao conquistar com Joan Mir o título de 2020.

Com tudo correndo bem, a casa japonesa assinou com a Dorna, promotora do Mundial, para seguir no campeonato até 2026, mas, em 2 de abril, pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que deixaria a MotoGP no fim de 2022. A decisão foi repentina e aconteceu em meio às negociações para renovação dos contratos de Mir e Álex Rins para mais dois anos. Os dois, aliás, tinham decidido ficar com a equipe.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Álex Rins venceu duas vezes em 2022
Álex Rins venceu duas vezes em 2022
Foto: Suzuki / Grande Prêmio

A decisão, obviamente, refletiu o desempenho do time no campeonato. Álex Rins foi o melhor do ano, com dois pódios nas cinco primeiras etapas. Depois de dois abandonos, acabou lesionando o punho esquerdo quando foi tocado por Takaaki Nakagami no GP da Catalunha — e onde, consequentemente, também deixou a prova mais cedo por conta da queda. Embora tenha sido liberado para a etapa seguinte, na Alemanha, decidiu não participar do fim de semana completo. 

Depois disso, tardou para Rins voltar a bons resultados, mas teve boas surpresas na reta final: venceu na Austrália e, na última etapa do ano, em Valência. Um presente de consolação a ele, por disputar uma temporada sob aviso prévio, e a Suzuki, para ter na memória seus últimos triunfos na classe rainha. 

"É bom [ter uma vitória]. Nós realmente merecemos e, em muitas corridas, sabemos que nosso ponto fraco foi a classificação", comentou. "Estou na MotoGP desde 2017 e este é o meu quarto ou quinto ano competitivo para mim, mas a Suzuki e eu, nunca conseguimos fazer uma boa moto para uma volta", assumiu Álex.

Joan Mir teve uma temporada apagada
Joan Mir teve uma temporada apagada
Foto: Suzuki / Grande Prêmio

"Tivemos dificuldade, mas, em algumas corridas, tivemos um ritmo inacreditável e fomos forçados a terminar na quinta posição, sexta. A vitória foi boa. É triste que a Suzuki esteja saindo, mas vamos sair com uma vitória", concluiu.

Seu companheiro de equipe sofreu bem mais, por outro lado. O campeão de 2020 sequer chegou a um pódio em 2022. Além de seis abandonos e outras quatro etapas perdidas também por lesão, sua melhor posição foi o quarto lugar nos GPs da Argentina, Estados Unidos e Catalunha. 

No campeonato, a Suzuki acabou na penúltima posições entre os Construtores e em sexto entre as 12 equipes da competição. Um fim de ano melancólico, mas com alguns pontos positivos. Em relação à dupla, ambos irão para Honda em diferentes formatos. Mir ficará ao lado de Marc Márquez na equipe de fábrica, enquanto Rins iniciará uma nova trajetória com a LCR, satélite da marca da asa dourada. 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade