Suzuki sobra na chuva e conquista pole do GP do Japão de Moto3. Moreira é 15º
Tatsuki Suzuki fez ótimo treino classificatório e se aproveitou de uma queda no finalzinho de Sergio García para garantir a pole-position com 2min11s246
A pista completamente molhada para a classificação do GP do Japão, em Motegi, exigiu cautela dos jovens pilotos. No entanto, não foi problema para Tatsuki Suzuki, que fez ótimo treino classificatório e se aproveitou de uma queda no finalzinho de Sergio García para garantir a pole-position em casa com 2min11s246.
Scott Ogden saltou para o segundo lugar com o cronômetro já zerado, ficando 0s322 atrás de Suzuki. García completa a primeira fila para a prova, depois de ficar com 2min11s788, 0s542 atrás do japonês.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ayumu Sasaki e Dennis Foggia fecham o top-5. Andrea Migno, Riccardo Rossi, Deniz Öncü, Izán Guevara e Jaume Masià completam as dez primeiras posições.
Diogo Moreira passou pelo Q1 e conseguiu garantir um espaço entre as quatro vagas para o Q2. Na última parte da classificação, contudo, marcou 2min14s078 e ficou apenas em 15º lugar.
A largada do GP do Japão de Moto3, em Motegi, está marcada para este domingo, a 0h00 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Q1: Ogden avança ao Q2 junto com Tatay, García e Fellon
Tal qual tinham previsto os meteorologistas, a chuva não deu trégua no sábado na ilha de Honshü. Na hora da classificação da Moto3, o clima seguia ruim, com a pista de Motegi bastante ensopada. Os termômetros mediam 23°C, no ambiente e no asfalto. A umidade relativa do ar era de 92%, com os ventos soprando a 8 km/h n sentido norte.
Q1 da Moto3 começou com a pista ensopada (Vídeo: MotoGP)
Com base no combinado dos dois treinos realizado excepcionalmente no Japão — de fato, apenas os tempos do TL1, o único com pista seca —, a primeira fase da classificação contou com a participação de Xavier Artigas, Dani Holgado, Sergio García, Stefano Nepa, Ivan Ortolá, Taiyo Furusato, Joel Kelso, Mario Aji, Carlos Tatay, Lorenzo Fellon, Elia Bartolini, Scott Ogden, Joshua Whatley, Kanta Hamada, Ana Carraso e Nicola Carraro.
Furusato foi o primeiro a aparecer na ponta, com 2min12s749, 0s500 melhor que Tatay. Ogden e Whatley vinham na sequência, com Nepa abaixo da linha de corte para o Q2 por 0s328.
Ainda no início da sessão, Aji caiu na curva 3, mas escapou de lesões maiores. Ainda assim, o piloto do Team Asia teve a classificação da corrida de casa bastante prejudicada, já que a Moto3 não conta com moto reserva.
Aji foi o primeiro a ir ao chão no Q1 (Vídeo: MotoGP)
Com 2min12s394, Fellon assumiu o comando, 0s355 melhor que Furusato. Ogden era o terceiro, diante de Tatay. García tinha agora o quart tempo, ainda 0s256 atrás de uma vaga na fase seguinte da classificação.
Ogden conseguiu baixar para 2min12s667, mas apenas para subir para o segundo posto, 0s272 atrás de Fellon. García entrou no top-4 e, pouco depois, foi a 2min12s332 para tomar o comando da sessão.
O piloto da Aspar, contudo, não permaneceu muito tempo no topo da tabela. 0s210 mas rápido, Tatay tomou a liderança da atividade, com Fellon e Ogden fechando provisoriamente a lista de pilotos que tinham vaga no Q2. Furusato vinha a 0s082 de um passe na fase seguinte.
Com poucos segundos ainda no cronômetro, Ogden cravou 2min11s779 e assumiu a primeira posição, abrindo 0s343 de margem para Tatay. García caiu para terceiro, com Fellon em quarto.
Já com os 15 minutos esgotados, ninguém conseguiu superar o quarteto formado por Ogden, Tatay, García e Fellon, que passam à fase seguinte. Furusato vai largar em 19º, diante de Ortolá, Holgado, Kelso, Artigas, Whatley, Nepa, Bartolini, Hamada, Aji, Carraro e Carrasco.
Q2
Início do Q2 da Moto3 (Vídeo: MotoGP)
O quarteto aprovado no Q1 se juntou a Diogo Moreira, Jaume Masià, Ryusei Yamanaka, Dennis Foggia, Andrea Migno, John McPhee, Tatsuki Suzuki, Kaito Toba, Izán Guevara, Deniz Öncü, David Muñoz, Adrián Fernández, Riccardo Rossi e Ayumu Sasaki.
Quando a primeira volta rápida foi computada para os 18 pilotos, foi García quem surgiu na pole provisória, com 2min12s6884, 0s251 melhor do que Foggia. Suzuki era o terceiro. Moreira vinha só em 17º, 5s5 atrás do líder.
No giro seguinte, Suzuki assumiu o comando ao anotar 2min12s037, 0s349 melhor do que García. Ogden fechava a primeira fola, seguido por Foggia. Moreira tinha melhorado o tempo, mas era só 18º, 4s1 atrás do líder.
Companheiro do brasileiro na MSi, Ryusei Yamanaka caiu, mas escapou de lesões. O japonês era só 15º na sessão.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.