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Motociclismo

Yamaha mantém layout e apresenta motos de Quartararo e Morbidelli para MotoGP 2022

Com o mesmo patrocinador principal, a casa dos três diapasões manteve o layout preto e azul e quase não fez modificações na pintura em relação ao desenho do ano passado. A marca japonesa vai defender o título da classe rainha neste ano

4 fev 2022 - 05h40
(atualizado às 07h22)
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Fabio Quartararo e Franco Morbidelli vão defender a Yamaha em 2022
Fabio Quartararo e Franco Morbidelli vão defender a Yamaha em 2022
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

MARC MÁRQUEZ E O LONGO HISTÓRICO DE LESÕES NA MOTOGP

A Yamaha aproveitou a sexta-feira (4) para apresentar ao mundo a versão 2022 da YZR-M1. Depois de Gresini, RNF, KTM, Tech3 e Pramac, a escuderia de Iwata revelou o layout com que Fabio Quartararo e Franco Morbidelli vão encarar a temporada da MotoGP. E a sensação foi de déjà-vu.

Com o mesmo patrocinador, a escuderia nipônica manteve a pintura azul e preta, mas o layout é extremamente similar ao do ano passado, apenas com alguns detalhes mínimos aqui e ali.

A Yamaha manteve o layout azul e preto nas YZR-M1 de Quartararo e Morbidelli (Foto: Yamaha)

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A YZR-M1 conta com o tradicional motor de quatro cilindros em linha, com 1.000cc de capacidade e mais de 240cv de potência. O chassi é de alumínio, com suspensão fornecida pela Öhlins, transmissão de seis velocidades e eletrônica padronizada da Magneti Marelli. As rodas dianteira e traseira são de magnésio forjado de 17 polegadas, com sistemas de freios produzidos pela Brembo.

A fábrica japonesa abre o campeonato com a missão de defender o título da classe rainha do Mundial de Motovelocidade. A tarefa, porém, não será das mais fáceis, já que a concorrência fica cada vez mais forte na elite do motociclismo. Além disso, a própria M1 tem aspectos que precisam ser melhorados, como a velocidade.

Na temporada passada, a Yamaha enfrentou um ano para lá de incomum. Apesar do campeonato próximo de impecável de Quartararo, o restante do time ― inclusive a satélite SRT (atual RNF) ― pecou pela falta de performance. No caso da equipe oficial, a situação foi ainda pior, já que a casa de Iwata assistiu Maverick Viñales perder a linha depois de iniciar o campeonato com pódio e tentar até mesmo quebrar a própria moto, o que culminou com uma dispensa em meados da temporada.

Sem o "Top Gun', a solução foi promover Morbidelli do time satélite, mas ítalo-brasileiro estava fora de combate, em recuperação de uma cirurgia de ligamento no joelho. Quando, enfim, pôde assumir a M1, Franco ainda lutava para recuperar a forma física.

YZR-M1 vem com poucas mudanças de layout em 2022 (Foto: Yamaha)

Na estrutura privada, Valentino Rossi ficou muito longe de mostrar performance e poucas vezes conseguiu espaço dentro do top-10. Sem Morbidelli, a equipe de Razlan Razali chegou a contar com nomes como Garrett Gerloff, Cal Crutchlow e até Jake Dixon, mas foi Andrea Dovizioso quem chegou para ficar. A antiga e sólida atuação, contudo, não acompanhou o italiano neste retorno às pistas, que serviu como uma espécie de aquecimento para 2022.

Com tanta confusão, não surpreende que a Yamaha tenha passado longe da Tríplice Coroa. A Ducati levou a melhor no Mundial de Construtores, 48 pontos à frente dos japoneses. Na disputa de equipes, a casa de Bolonha venceu com 53 de margem.

Agora, e já pressionada por Quartararo ― cujo contrato vence neste ano ―, a marca abre o ano com a missão de extrair um pouco mais de uma moto que foi campeã mesmo sem ser a melhor do grid. Com a missão de defender o título, Fabio optou por deixar o #1 de lado e seguirá estampando o número 20 na carenagem da moto.

"Nossas metas para este ano serão vencer o título de pilotos mais uma vez e ter os dois pilotos fortes ao longo de todo o ano para tentar conquistar os títulos de Construtores e Equipes, mesmo que saibamos que será difícil por conta da competição muita dura que temos com as outras fábricas", disse Lin Jarvis, diretor da Yamaha. "Com Fabio e Franky guiando nossas M1 com o apoio do nosso time e engenheiros de ponta no Japão e na Europa, estamos empolgados de começar a testar para preparar a temporada 2022 da MotoGP", completou.

E o trabalho com a equipe oficial começa no sábado (5), com o primeiro dia de testes coletivos da MotoGP em Sepang, na Malásia. Ao longo da semana, Cal Crutchlow, que seguirá sendo piloto de testes da equipe, já iniciou o trabalho durante um shakedown.

MotoGP 2022, Calendário de apresentações:

4/2 SUZUKI
7/2 DUCATI
8/2 HONDA
9/2 LCR HONDA
10/2 APRILIA
TBA VR46

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Grande Prêmio
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