Zarco lidera e põe Ducati no topo do TL2 da MotoGP na Tailândia. Quartararo é 8º
Johann Zarco comandou a sexta-feira (30) da MotoGP na Tailândia. O piloto da Pramac Ducati fez 1min30s281 e liderou a segunda sessão do dia, enquanto o líder do Mundial, Fabio Quartararo, ficou apenas com o oitavo tempo
Johann Zarco tratou de colocar 'ordem na casa' e liderou o treino livre 2 da MotoGP nesta sexta-feira (30) em Chang, válido para o GP da Tailândia. De quebra, o piloto da Pramac Ducati ainda fez o melhor tempo da sexta-feira (30) ao virar 1min30s281, superando Francesco Bagnaia em 0s018.
Jorge Martín ficou em terceiro com a outra Pramac, seguido por Luca Marini e Miguel Oliveira, que colocou a KTM numa ótima quinta colocação.
Líder da primeira sessão, Marc Márquez ficou em sexto com a Honda, com os postulantes ao título Aleix Espargaró e Fabio Quartararo em sétimo e oitavo, respectivamente. Enea Bastianini e Marco Bezzecchi fecharam o top-10 da segunda sessão.
A MotoGP volta à pista de Chang neste sábado para o treino livre 3, às 0h50 (de Brasília, GMT-3), válido para o GP da Tailândia. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
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Zarco comandou o TL2 e a sexta-feira da MotoGP na Tailândia (vídeo: reprodução/MotoGP)
Saiba como foi o TL2 da MotoGP na Tailândia
Depois de a chuva dar o ar da graça durante a primeira parte do TL2 da Moto3, o sol voltou a brilhar a tempo de secar o asfalto para o resto das atividades do dia. Quando os pilotos da MotoGP voltaram para a disputa do TL2, encontraram mais uma vez pista seca, da mesma forma como foi a primeira sessão do dia.
Os termômetros em Chang marcavam 28°C, com o asfalto atingindo 34°C. Com céu parcialmente nublado, a umidade relativa do ar aparecia na casa de 69%, com os ventos a 21 km/h.
No TL1, Marc Márquez colocou a Honda mais uma vez no topo de uma tabela de tempos tal qual foi no Japão, com a melhor volta em 1min30s523. Quartararo, Jack Miller, Marini e Álex Rins vinham na sequência, enquanto Bagnaia e Aleix Espargaró ficaram em sexto e 14º, respectivamente.
Quando os 45 minutos entraram na regressiva, os pilotos partiram para a pista, dispostos não apenas a melhorarem os tempos, como também a ficarem mais próximos do Q2 da classificação, uma vez que os dez mais rápidos no combinado das sessões pulam o Q1.
De início, a maioria optou por pneus médios na roda dianteira e macios na parte de trás, com apenas algumas exceções. Cal Crutchlow, por exemplo, começou o TL2 com pneus duros na roda traseira; já Remy Gardner, Darryn e Brad Binder e Tetsuta Nagashima foram à pista apenas com compostos médios.
A sessão começou equilibrada, com os pilotos se revezando em primeiro. Johann Zarco, em sua terceira tentativa de volta rápida, marcou 1min31s466, seguido por Marc Márquez. No giro seguinte, Bezzecchi foi melhor que o #93 e assumiu o segundo posto, ficando a 0s194 do tempo do representante da Pramac.
No giro seguinte, Bezzecchi assumiu a liderança, mas foi imediatamente superado por Marc, que fez 1min31s351 e voltou a comandar a sessão de treino. Brad Binder, Quartararo e Martín fechavam momentaneamente o top-5. Bagnaia aparecia em sétimo e Aleix, em 14º.
Passados dez minutos, os únicos pilotos que apareciam com um tempo melhor que o obtido no TL1 eram Darryn Binder e Nagashima, mas ainda muito distantes das melhores marcas. No entanto, o tempo deles, e também a própria volta de Marc Márquez, dava indícios de que era questão de tempo até os ponteiros melhorarem as marcas pessoais na pista de Chang.
Bagnaia pulou para a liderança da sessão em sua oitava tentativa de volta rápida ao virar 1min31s326, superando Márquez em apenas 0s025.
A pouco mais de 20 minutos para o fim, Oliveira voltou dos boxes com pneus médios nas duas rodas e fez a melhor primeira parcial. O português, no entanto, perdeu tempo nos setores seguintes e fechou em 1min31s508, ainda distante da melhor marca da sessão, ficando em oitavo.
Em seu 11º giro rápido, Zarco desbancou Marc Márquez e assumiu o segundo lugar. Na sequência, ele foi ainda mais rápido e deixou Bagnaia para trás ao virar 1min31s138, assumindo a liderança momentânea do TL2.
Quartararo, também com compostos médios, vinha apenas em sexto, a 0s285 do tempo de Zarco. Mas não demorou muito para o líder do Mundial se aproximar da ponta da tabela, sendo 0s005 mais rápido que o #93 da Honda e assumindo o terceiro posto.
Fabio Quartararo ficou e oitavo no TL2 da MotoGP na Tailândia (vídeo: reprodução/MotoGP)
Enquanto isso, a transmissão avisava de queda: Crutchlow, que vinha distante, em 14º, perdeu o controle da moto e foi ao chão. O piloto ainda conseguiu retornar à pista com a ajuda dos comissários.
Pouco menos de 15 minutos para o fim da sessão, e Darryn Binder e Nagashima permaneciam como os únicos a melhorarem as marcas feitas no TL1 em Chang. No pelotão da frente, no entanto, Álex Rins colocava a Suzuki na liderança ao virar 1min31s088, 0s050 mais rápido que Zarco.
A menos de dez minutos para o fim, Martín fez o melhor primeiro setor e vinha forte para pular para as primeiras posições, mas teve a volta deletada por exceder os limites de pista. No entanto, ele emendou a tentativa e estabeleceu novamente o melhor primeiro trecho do TL2. Martín manteve o ritmo forte em toda a volta e cruzou a linha de chegada em 1min30s471 — 0s052 mais rápido que a volta de Marc Márquez da primeira sessão.
Foi a deixa. Nos cinco minutos finais, os pilotos começaram a melhorar consideravelmente suas marcas. Enea Bastianini pulou para segundo, seguido por Rins, Zarco e Fabio Di Giannantonio — que chegou a cair no TL2 ao perder o controle da moto na curva 3 do circuito, mas conseguiu voltar para a sessão.
Zarco acelerou e formou a dobradinha momentânea da Pramac, com Bagnaia aparecendo em terceiro. Mais alguns giros, porém, Pecco colocou a Ducati de fábrica na liderança ao virar 1min30s299. Aleix Espargaró também melhorava o tempo e aparecia em quinto, furando o sexteto da Ducati. Quartararo, por sua vez, era apenas o 12º.
Com o cronômetro já zerado, Zarco retomou a à liderança, mas ainda havia muitos pilotos para fechar volta rápida na pista. Bagnaia e Bastianini chegaram a ameaçar, mas sem sucesso. O francês garantiu-se na liderança não só do TL2, como da sexta-feira de treinos livres na Tailândia.
MotoGP 2022, GP da Tailândia, Chang, treino livre 2:
1 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:30,281 | 19 | ||
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:30,299 | +0,018 | 20 | |
3 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:30.471 | +0.190 | 20 | |
4 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:30.594 | +0.313 | 22 | |
5 | M OLIVEIRA | KTM | 1:30.608 | +0.327 | 21 | |
6 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:30.714 | +0.433 | 20 | |
7 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:30.892 | +0.611 | 19 | |
8 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:30.961 | +0.680 | 21 | |
9 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:30.963 | +0.682 | 19 | |
10 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:30.964 | +0.683 | 21 | |
11 | M VIÑALES | Aprilia | 1:30.996 | +0.715 | 18 | |
12 | Á RINS | Suzuki | 1:31.088 | +0.807 | 21 | |
13 | B BINDER | KTM | 1:31.102 | +0.821 | 19 | |
14 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:31.113 | +0.832 | 19 | |
15 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:31.155 | +0.874 | 17 | |
16 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:31.177 | +0.896 | 20 | |
17 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:31.308 | +1.027 | 20 | |
18 | J MILLER | Ducati | 1:31.330 | +1.049 | 19 | |
19 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:31.367 | +1.086 | 14 | |
20 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:31.390 | +1.109 | 17 | |
21 | C CRUTCHLOW | RNF Yamaha | 1:31.651 | +1.370 | 16 | |
22 | T NAGASHIMA | LCR Honda | 1:31.927 | +1.646 | 21 | |
23 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:31.966 | +1.685 | 18 | |
24 | D PETRUCCI | Suzuki | 1:32.890 | +2.609 | 18 |
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