Zarco puxa 1-2-3 da Ducati no treino 2 da MotoGP na Áustria. Quartararo é quarto
Com 1min29s837, francês da Pramac liderou um final de treino movimentado, diante de Jack Miller e Jorge Martín. Líder do Mundial, Fabio Quartararo quebrou a sequência de Ducati e colocou a Yamaha na quarta colocação
BAGNAIA ENGATA BOA SEQUÊNCIA E BOTA PRESSÃO EM CIMA DE QUARTARARO NA MOTOGP
Johann Zarco liderou a MotoGP no segundo treino do dia na Áustria. O piloto da Pramac cravou 1min29s837 nos minutos finais de uma movimentada tarde de sexta-feira (19) e puxou uma trinca de Ducati no Red Bull Ring.
Diferente do que aconteceu de manhã, o treino começou com pista seca, mas a chegada da chuva no terço final da atividade apressou os pilotos na busca por tempo, já que a previsão é de clima ruim no sábado. Assim, os minutos finais do TL2 tiveram cara de classificação.
WEB STORY
Johann Zarco foi o mais rápido no TL2 na Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)
LADO A LADO
Zarco conseguiu a melhor volta na 19ª de 23 voltas, mas com apenas 0s024 de margem para Jack Miller, que ficou em segundo. Jorge Martín também tentou a ponta, mas ficou a 0s029 da liderança.
Fabio Quartararo conseguiu quebrar o domínio das Desmosedici e colocou a Yamaha na quarta colocação, com 1min29s877, só 0s040 mais lento que o ponteiro. Francesco Bagnaia aparece para fechar o top-5.
Luca Marini ficou em sexto, diante de Marco Bezzecchi, Enea Bastianini e Maverick Viñales. Brad Binder completa um top-10 coberto por só 0s291. Vice-líder do campeonato, Aleix Espargaró ficou a 0s310 do melhor tempo e acabou em 11º.
A MotoGP disputa neste fim de semana o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP no Red Bull Ring:
Diferente do que aconteceu mais cedo, a segunda sessão do dia começou com a pista seca, mas com o céu bastante nublado. A temperatura era de 25°C, com o asfalto chegando a 28°C. A umidade relativa do ar era de 59%, com o vento soprando a só 2 km/h.
Álex Rins abriu a sessão na ponta, mas logo foi superado por Jack Miler, que anotou 1min30s756. Na sequência, Francesco Bagnaia tomou o comando com 1min30s591, 0s021 melhor do que Fabio Quartararo. Rins vinha em terceiro, diante de Álex Márquez, Johann Zarco e Jorge Martín.
O líder do Mundial, então, foi a 1min30s285 e tomou a frente, 0s036 melhor do que Rins. Bagnaia caiu para terceiro, seguido por Zarco, Bastianini, Marini, Brad Binder e Miller.
Com cerca de 15 minutos de treinos, os pilotos partiram para uma rodada de pit-stops. Quartararo tinha a liderança, diante de Rins, Bagnaia, Bastianini, Bezzecchi, Franco Morbidelli, Viñales, Zarco, Luca Marini e Brad Binder.
Presente neste fim de semana para participar de reuniões e acompanhar o trabalho da Honda, Marc Márquez aproveitava esses momentos para conversar com Stefan Bradl, o piloto de testes e substituto imediato na marca da asa dourada. O hexacampeão já fez o trabalho de spotter mais cedo, observando os colegar da beira da pista.
De volta à pista, Mir foi a 1min30s455 e subiu para terceiro, 0s170 atrás de Quartararo. Mais atrás, Morbidelli também tinha melhorado e era o sétimo, 0s380 mais lento que o companheiro de equipe.
Enquanto Bagnaia deu uma escapadela da pista, Miller avançou para a quinta colocação, 0s247 atrás de Quartararo. Pouco depois, o australiano ganhou mais uma posição e dividiu as Suzuki, ficando a 0s158 do líder do campeonato.
Faltando pouco mais de dez minutos para o fim da sessão, quase que todo o pelotão voltou aos boxes. Quartararo seguia no comando, na frente de Rins, Miller, Mir, Bagnaia, Bastianini, Bezzecchi, Morbidelli, Viñales e Zarco. Aleix Espargaró vinha em 11º.
Quase que no mesmo momento, as bandeiras de chuva começaram a ser exibidas, o que forçou os pilotos a acelerarem a saída dos boxes. Afinal, com a previsão de chuva para sábado, os próximos minutos poderiam ser decisivos para separar quem iria direto ao Q2 da classificação.
Logo de cara, Jorge Martín foi a 1min30s119, 0s027 melhor que Zarco, que subiu para segundo. Miller também avançou e se instalou em terceiro.
Oliveira, por outro lado, caiu na curva 9, mas escapou de lesões. O português, porém, tinha só o 19º tempo.
Com 1min29s837, Zarco assumiu o comando do segundo treino para o GP da Áustria, com Miller vindo na sequência para agarrar o segundo posto, só 0s024 mais lento. Martín caiu para terceiro, diante de Bagnaia. Bastianini, então, surgiu para ser segundo, cortando para 0s017 a margem de Johann. Marco Bezzecchi subiu para sexto, formando um 1-2-3-4-5-6 todo de Ducati.
O tempo de Enea, porém, foi cancelado, pouco depois, devolvendo o italiano para a 16ª colocação, 0s773 atrás do ponteiro.
Luca Marini subiu para quinto, mas antes que a Ducati pudesse celebrar o domínio do top-6, Brad Binder se colocou em sexto.
Quartararo, então, foi a 1min29s877 e se colocou na quarta colocação, só 0s040 atrás de Zarco na Áustria. Bagnaia vinha logo atrás, diante de Bezzecchi, Viñales, Binder e Aleix.
Com o cronômetro zerado na Áustria, Bastianini subiu para oitavo, 0s229 atrás do líder Zarco. Mais atrás, Nakagami conseguiu avançar para 12º.
MotoGP 2022, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 2:
1 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:29,837 | ||
2 | J MILLER | Ducati | 1:29,861 | +0,024 | |
3 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:29,866 | +0,029 | |
4 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29,877 | +0,040 | |
5 | F BAGNAIA | Ducati | 1:29,997 | +0,160 | |
6 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:30,030 | +0,193 | |
7 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:30,066 | +0,229 | |
8 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:30,066 | +0,229 | |
9 | M VIÑALES | Aprilia | 1:30,113 | +0,276 | |
10 | B BINDER | KTM | 1:30,128 | +0,291 | |
11 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:30,147 | +0,310 | |
12 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:30,311 | +0,474 | |
13 | Á RINS | Suzuki | 1:30,321 | +0,484 | |
14 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:30,364 | +0,527 | |
15 | J MIR | Suzuki | 1:30,455 | +0,618 | |
16 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:30,509 | +0,672 | |
17 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:30,617 | +0,780 | |
18 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:30,639 | +0,802 | |
19 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:30,700 | +0,863 | |
20 | L SAVADORI | Aprilia | 1:30,874 | +1,037 | |
21 | S BRADL | Honda | 1:31,182 | +1,345 | |
22 | M OLIVEIRA | KTM | 1:31,315 | +1,478 | |
23 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:31,324 | +1,487 | |
24 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:31,575 | +1,738 |
POLE MARCA DIOGO MOREIRA NA HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.