Nadal leva a melhor em partida eletrizante contra Del Potro e avança à semifinal de Wimbledon
Foi sofrido, mas Rafael Nadal deu a volta por cima na superfície escorregadia da Quadra Central de Wimbledon para avançar às semifinais com uma vitória por 7-5, 6-7(7), 4-6, 6-4 e 6-4 sobre Juan Martin del Potro.
Somente 90 minutos após o atual campeão Roger Federer ser surpreendentemente eliminado pelo sul-africano Kevin Anderson nesta quarta-feira, parecia que o torneio na grama perderia seus dois principais cabeças-de-chave, conforme o argentino Del Potro assumia uma liderança de dois sets a um.
Não que Nadal estivesse jogando mal, já que havia perdido somente nove pontos no saque antes de seguir para o nono game do segundo set.
Mas antes de o jogo começar, a chocante eliminação de Federer foi exibida no gigante placar dentro da quadra e foi como se isto tivesse abalado o espanhol.
Após Nadal desperdiçar quatro set points no tiebreak, com uma dupla falta em um deles, Del Potro o fez pagar por isso e levantou a possibilidade de outra surpresa no nono dia do campeonato.
Mas o segundo cabeça-de-chave se manteve vivo e seguiu para o quarto set antes de o drama continuar em um eletrizante set decisivo, no qual ambos se jogaram para voleios e escorregaram na busca por golpes vencedores.
Nadal encerrou a partida de quatro horas e 48 minutos com um voleio de backhand sem chances para Del Potro, que encerrou a partida deitado de barriga no chão.
O espanhol agora enfrenta o sérvio Novak Djokovic na semifinal.