Narrador usa termos racistas para comentar jogo; TV pediu desculpas
Alberto Rodrigues, o 'Vibrante', perguntou quem era o jogador 'escurinho' que estava no aquecimento
A narração de um jogo do Cruzeiro no canal setorista SamucaTV foi marcada por termos racistas por parte de Alberto Rodrigues, conhecido como 'Vibrante'. Ao comentar o jogo do clube mineiro contra o Libertad, pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira, 19, o narrador perguntou quem era o jogador 'escurinho' que estava no aquecimento. A partida terminou em 2x0 para o time brasileiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No início de seu comentário, Vibrante se referiu ao atleta como 'coloured', palavra em inglês que tem conotação perjorativa. Os demais colegas do narrador não entenderam a palavra e ele explicou o termo com palavras racistas em português. "Escurinho", falou.
"Aquele 'coloured' que eu queria saber quem que é. O 'coloured' é aquele 'escurinho' ali", afirmou na transmissão.
Na mesma live, Samuel Venâncio, que é dono do canal, pediu desculpas ao público pela postura do narrador:
"Estou em nome da SamucaTV para fazer um pedido de desculpas por duas expressões que o nosso Alberto Rodrigues usou se remetendo à cor. Ele usou 'coloured' e 'escurinho'. Isso foi um ato que a gente não tem que praticar, que é o racismo. É uma atitude que a gente não pode compactuar. Fica aqui o pedido de desculpas da SamucaTV e, independentemente da idade, a gente segue aprendendo a cada dia. Foi um ato ruim, de racismo, que a gente cometeu. Em nome da SamucaTV, fica o pedido de desculpas. A gente segue sempre aprendendo com essa situação que acontece a cada dia na nossa sociedade".