NBA: Conheça Erik Spoelstra, técnico do Miami Heat que chega a sua sexta final
Americano é respeitado mundialmente pelos seus feitos
Principal nome de sucesso do Miami Heat nos últimos anos, Erik Spoelstra vai a sua sexta final de NBA no comando do time da Flórida. Além dos bons números e uma carreira repleta de títulos, ele é o primeiro treinador de origem asiática (ascendência filipina) à comandar uma equipe e ganhar títulos na história das quatro principais ligas americanas.
Apesar de nunca ter sido eleito técnico do ano, a premiação não faz falta no seu legado, o treinador do Miami já ganhou respeito no ambiente da NBA e já provou que pode levar o seu time à altos patamares. O LANCE! apresenta a carreira de um dos personagens mais importantes do basquete.
Nascido no estado de Illinois, Spoelstra passou toda a sua infância em Nova Iorque, antes de se mudar para Portland, onde fez seu ensino médio e se destacou como armador do time de basquete. Durante esse período, ele usou o número 30 na camisa, em homenagem à Terry Porter, seu jogador favorito da NBA, que já treinou o Milwaukee Bucks e o Phoenix Suns. Na faculdade, atuou na mesma posição e é membro do clube de 1000 pontos da Universidade de Portland.
Até chegar a carreira de treinador, ele passou por várias etapas. Antes de chegar no Heat, Erik trabalhou em sua garagem encaixotando pares de tênis da Nike, em seguida em 1993, aceitou ser jogador do time de segunda divisão do campeonato alemão, o Tus Herten. Anos depois, se candidatou a vaga de coordenador de vídeo da franquia da Flórida, que tinha apenas sete anos de existência. Depois disso, ele não parou, virou assistente técnico em 1997, na sequência para scouting e em 2001 chegou a diretoria.
O tão aguardado cargo de técnico chegou em 2008, após o então comandante do time Pat Riley se aposentar e promover o assistente. O sucesso com o famoso "Big Three" veio dois anos depois. Com um início complicado, Spoelstra exigia demais dos veteranos nos treinos e cobranças vieram à tona depois do vice para o Dallas Marvericks em 2010/11, mas Riley confiou no seu trabalho e o manteve no time. A janela de transferências de 2010 mudou a sua carreira da água pro vinho, o atual MVP da época Lebron James e o all-star Chris Bosh, resolveram se juntar a Dwyane Wade e o resultado já sabemos, um dos melhores times da história da liga e um tricampeonato para o Heat.
Nas últimas temporadas, Spoelstra não ganhou títulos, disputou às finais da temporada de 2019/21 com Jimmy Butler, Bam Adebayo, Ducan Robson e Tyler Herro. O técnico chega de forma improvável às finais, após ficar na oitava colocação da temporada regular, em busca do tetracampeonato.