NBA: o que é triplo-duplo?
Entenda termo frequentemente utilizado nas transmissões de basquete
A cobertura da NBA, liga de basquete norte-americana, é sempre acompanhada de diferentes estatísticas para medir o desempenho dos jogadores. Um dos termos mais utilizados durante as transmissões das partidas é o triplo-duplo. Mas afinal, o que é isso? Um atleta faz um triplo-duplo quando termina o jogo com ao menos dez execuções em três das cinco principais estatísticas (pontos, assistências, rebotes, tocos e roubos de bola), ou seja, três fundamentos com dígitos duplos.
O triplo-duplo mais comum é o de ao menos 10 pontos, 10 assistências e 10 rebotes, já que alcançar um alto número de tocos e roubos de bola é mais difícil. Em 2017, Draymmond Green, ala-pivô do Golden State Warriors, fez história ao se tornar o primeiro atleta a conseguir um triplo-duplo sem chegar aos 10 pontos - foram 12 rebotes, 10 assistências e 10 roubos de bola na vitória sobre o Memphis Grizzlies.
Nos últimos anos, um jogador virou símbolo dos triplos-duplos, Russel Westbrook. O armador, atualmente no Los Angeles Clippers, se tornou o atleta que mais vezes alcançou a marca na história da NBA, com 198. Somente na temporada 16-17, na qual foi eleito MVP (jogador mais valioso), foram 42 triplos-duplos para o, na época, astro do Oklahoma City Thunder.
Outra referência no assunto é o pivô Nikola Jokic, principal referência do Denver Nuggets, finalista da NBA na atual temporada. Durante os playoffs deste ano, o sérvio alcançou um triplo-duplo em nove dos 16 jogos disputados.