O Terra, maior empresa de mídia digital da América Latina, irá acompanhar nesta segunda-feira todos os lances da última partida da primeira rodada da Copa das Confederações. A partir das 16h, o internauta poderá acompanhar minuto a minuto a partida entre Taiti e Nigéria, direto do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Pouca gente conhece o futebol da seleção taitiana, representante da Oceania na Copa das Confederações. Mesmo o técnico da Nigéria, que teria obrigação de analisá-la, admitiu desconhecimento neste domingo, a um dia do duelo entre as duas equipes.
Seleção do Taiti recebe homenagem em Belo Horizonte:
“Na realidade, não sei muito", falou Stephen Keshi, ao ser informado que o atacante Marama Vahirua, único não amador dentre os taitianos, prometeu lutar como um leão no Mineirão.
Nigeriano abafa polêmica dos jogadores após atraso:
O jogador de 33 anos, cuja carreira toda foi construída no futebol francês - do qual saiu emprestado recentemente para o Panthrakikos, da Grécia -, tratou o adversário de forma bastante respeitosa, ciente da dificuldade que será enfrentá-lo nesta segunda-feira.
Único dos convocados pelo técnico Eddy Etaeta a usufruir da bola como instrumento de trabalho, Vahirua terá em campo a companhia de compatriotas que ganham a vida através de impensáveis ocupações - como o alpinista Tehevarii Ludivion, zagueiro do time.
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/camisa-copa-confederacoes/iframe2.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/camisa-copa-confederacoes/iframe2.htm">veja o infográfico</a>
O curioso é que o jogador mais conhecido – ou de maior destaque – da seleção do Taiti jamais atuou por ela em um jogo oficial. Até um mês atrás, ele nunca havia abdicado dos compromissos em seus clubes para representar a nação. Com o título da Copa das Nações da Oceania do ano passado e a consequente vaga inédita no torneio intercontinental, o técnico Eddy Etaeta, enfim, conseguiu levá-lo.
Titular nesta segunda-feira contra a Nigéria, o atacante de camisa 3 sabe que um bom resultado no Mineirão, a partir das 16h (de Brasília), beira o impossível. Por isso, sua principal esperança é que a participação do Taiti motive o futebol de lá, em um futuro próximo, a não precisar de raras inspirações ou de sorte. Nem de alpinistas ou motoristas de caminhão.
Neste domingo, a seleção da Nigéria fez o reconhecimento do gramado do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Foto: Bruno Santos / Terra
A equipe enfrenta o Taiti na próxima segunda-feira, às 16h
Foto: Bruno Santos / Terra
A Nigéria integra o Grupo B do campeonato, que também tem Taiti, Espanha e Uruguai
Foto: Bruno Santos / Terra
O jogo desta segunda-feira fecha a primeira rodada da Copa das Confederações
Foto: Bruno Santos / Terra
O time chegou na manhã deste domingo na cidade
Foto: Bruno Santos / Terra
Na Copa do Mundo, os nigerianos chegaram às oitavas de final em 1994 e 1998
Foto: Bruno Santos / Terra
Esta é a primeira vez que a Nigéria participa da Copa das Confederações
Foto: Bruno Santos / Terra
De acordo com a imprensa africana, o time correu o risco de ficar de fora da competição; de acordo com a imprensa africana, os atletas deveriam ter embarcado em Joanesburgo na madrugada da última quinta-feira, mas perderam o voo para o Brasil
Foto: Bruno Santos / Terra
Na chegada a Belo Horizonte, o defensor Kenneth Omeruo fugiu de perguntas sobre o atraso. "Não estou autorizado a falar sobre o assunto, mas está resolvido. Estou feliz porestar no Brasil", afirmou
Foto: Bruno Santos / Terra
O time aparece como 31º colocado no ranking da Fifa