Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Nova Globo': demissões na emissora abrem espaço para jovens jornalistas na cobertura esportiva

Visando reduzir gastos, empresa manda embora profissionais renomados como Maurício Noriega e Cléber Machado

14 abr 2023 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários
Camila Carelli, Pedro Moreno e Karine Alves, alguns profissionais que têm recebido destaque nos canais Globo (Fotos: Reprodução/Instagram, Reprodução/Instagram e Divulgação/TV Globo)
Camila Carelli, Pedro Moreno e Karine Alves, alguns profissionais que têm recebido destaque nos canais Globo (Fotos: Reprodução/Instagram, Reprodução/Instagram e Divulgação/TV Globo)
Foto: Lance!

A "TV Globo" vem promovendo uma forte reformulação na equipe de jornalismo visando reduzir gastos, e o meio esportivo não passa ileso por essas mudanças. Só nesta quinta-feira, 18 profissionais foram demitidos pela empresa. Antes disso, nomes importantes como os narradores Cléber Machado e Jota Júnior também foram desligados. Dentro desse cenário, jornalistas jovens começaram a ganhar cada vez mais espaço na programação esportiva dos canais Globo.

A saída de nomes importantes visa "manter uma disciplina de custos", como informou a própria Globo, mas a nova versão da emissora também aponta para uma busca maior por diversidade. A empresa continua apostando na contratação de profissionais mulheres em cargos antes ocupados apenas por homens, como os de narrador e comentarista de futebol. Jornalistas negros também estão começando a receber mais espaço, especialmente na programação do "SporTV". Além disso, a Globo tem investido no rejuvenescimento da equipe de jornalismo. Profissionais na faixa dos 30 aos 40 anos têm recebido destaque dentro das atrações da emissora.

Uma das "vítimas" da onda de demissões da Globo foi Maurício Noriega, contratado pela emissora em 2002 e uma das figuras mais renomadas do SporTV. Antes, outro nome de destaque, PVC, optou por deixar a emissora. As vagas deixadas pelos dois nos principais programas de debate do canal já foram ocupadas pela leva de novos profissionais. Nomes como Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno e Conrado Santana têm participado com frequência das mesas redondas do SporTV.

Conrado Santana, Marcos Luca Valentim e Pedro Moreno (Fotos: Reprodução/Instagram)
Conrado Santana, Marcos Luca Valentim e Pedro Moreno (Fotos: Reprodução/Instagram)
Foto: Lance!

Nos últimos anos, alguns apresentadores conhecidos do SporTV também deixaram o Grupo Globo. Figurões como Marcelo Barreto e André Rizek continuam com prestígio na emissora, mas outros como Carlos Cereto e Janaína Xavier deixaram a empresa. Entretanto, essas vagas também já foram preenchidas por profissionais mais jovens: Luiz Teixeira é destaque na apresentação do "Tá On", Mariana Fontes comanda o "SporTV News", e Camila Carelli atua como apresentadora e comentarista em diferentes atrações. Karine Alves, antes apenas no canal fechado, agora exibe o bloco de São Paulo do "Esporte Espetacular" na TV aberta.

As mudanças também refletiram nas transmissões ao vivo. No ano passado, Ana Thais Matos se tornou a primeira mulher a comentar jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na televisão aberta. A comentarista Renata Mendonça também tem ganhado espaço nas exibições de jogos no SporTV.

A equipe de narradores foi uma das que sofreu mais impacto com as saídas da Globo. A emissora demitiu Cléber Machado logo após o fim do ciclo de Galvão Bueno na função. Agora, Luís Roberto passa a ser o principal locutor na televisão aberta, com Gustavo Villani, Renata Silveira e Everaldo Marques logo na sequência. No SporTV, Natália Lara é mais uma voz feminina nas transmissões esportivas.

A equipe de reportagem da Globo também sofreu a perda de alguns medalhões. Mauro Naves foi demitido em 2019, Tino Marcos saiu em 2021, André Hernan deixou a emissora no ano passado, e Régis Rosing fez parte da leva de demitidos desta quinta-feira. As saídas também abriram vaga para novas caras da emissora, como Débora Gares, ex-repórter da "ESPN", e Gabriela Ribeiro. Ambas estiveram na cobertura da Copa do Mundo do Qatar.

Repórteres Débora Gares e Gabriela Ribeiro (Foto: Divulgação/TV Globo)
Repórteres Débora Gares e Gabriela Ribeiro (Foto: Divulgação/TV Globo)
Foto: Lance!

A Globo deu os primeiros passos na busca pela reformulação em diferentes setores do jornalismo. É provável que outros nomes, incluindo profissionais do meio esportivo, ainda sejam desligados, abrindo espaço para outros profissionais jovens da emissora.

*Sob supervisão de Tadeu Rocha

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade