Nova modalidade esportiva abre caminho para participação de jovens e crianças carentes
O projeto atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda há 14 anos em Niterói, no Rio de Janeiro, e é idealizado pela multicampeã de triatlo Fernanda Keller
O Swimrun Brasil está conectado com o futuro do esporte brasileiro. Por isso, em seu circuito da temporada 2021, o maior evento da modalidade do país estreou a categoria "nova geração", que incentiva a prática esportiva de crianças e jovens. A próxima etapa do Circuito Enel Swimrun Brasil 2021 acontece em Ilha Grande, no dia 14 de novembro.
Para promover a prática esportiva a quem mais precisa, o Swimrun Brasil fechou uma parceria com o Instituto Fernanda Keller, que resultou em dezenas de jovens vivenciando a experiência de disputar uma prova de swimrun em Búzios, no início deste mês.
O projeto atende crianças e adolescentes de famílias de baixa renda há 14 anos em Niterói, no Rio de Janeiro, oferecendo cidadania e bem-estar físico e mental, e é idealizado pela multicampeã de triatlo Fernanda Keller.
Divididos em três distâncias, jovens de 5 a 17 anos competiram com suporte dos monitores da prova e dos responsáveis, alternando entre corrida e natação.
- Nosso objetivo é fomentar a base de atletas da modalidade swimrun, que está em alta no país, e também incentivar crianças e jovens a encontrarem no esporte um conceito de vida - explica Karen Casalini, diretora do evento.
O swimrun é um esporte que une natação e corrida em terreno cross country, com pelo menos duas transições entre as atividades durante a prova. Assim, os participantes nadam em mares ou lagos, e correm por trilhas ou estradas de terra e asfalto.
A modalidade foi criada em 2006 na Suécia, e desde então vem ganhando praticantes pelo mundo. Os desafios do swimrun tornam o esporte emocionante e requer muito preparo físico e superação por parte dos atletas.
Para a próxima etapa, o evento selou acordo de parceria com o Grupo de Escoteiros Aventureiros de Ilha Grande, e terá a participação de dezenas de participantes mirins na prova.
- É um grande prazer colaborar com o futuro de crianças, promovendo o esporte como um estilo de vida para elas. Fazer isso junto com o social, oferecendo oportunidade para quem não tem, é ainda mais especial. O Swimrun Brasil está muito feliz com a parceria com o Instituto Fernanda Keller, com o Grupo de Escoteiros Aventureiros de Ilha Grande, e queremos desenvolver ainda mais a modalidade no país - comemora Karen.
Circuito visita Ilha Grande e Paraty
A temporada 2021 do Circuito Enel Swimrun Brasil tem três etapas no calendário, todas em disputa no estado do Rio de Janeiro. No dia 2 deste mês, o evento realizou sua prova em Búzios, e desembarca no dia 14 de novembro na praia da Crena, na Enseada do Abraão, Ilha Grande.
O Swimrun Brasil encerra a temporada no dia 4 de dezembro na bela Paraty, com largada no Saco do Mamanguá e chegada em Paraty Mirim. O evento é patrocinado pela Enel Brasil, e tem apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
As etapas do Circuito Enel Swimrun Brasil 2021 têm duas opções de categorias e distâncias, tanto no feminino como no masculino. Os participantes podem disputar as provas em duplas ou solo, nos percursos sprint (10 km) e longo (23 km). O evento também oferece opções para crianças e jovens de 5 a 17 anos, a categoria nova geração: SRB kids (320 metros de corrida e natação), SRB junior (1,1 km) e SRB teens (2,8 km).
Todos os atletas participantes recebem kit das etapas com camisa da prova, touca de natação, mochila, toalha de praia, sandália camisa e medalha. Cada etapa terá sua premiação, e ao final da temporada 2021 os três melhores no ranking de cada categoria, solo e dupla no feminino e masculino, serão coroados.