Organizador do voo que matou jogador Sala é condenado
David Henderson pegou 18 meses de prisão
David Henderson, o principal responsável por ter organizado o voo em que o jogador argentino Emiliano Sala morreu em 2019, foi condenado nesta sexta-feira a 18 meses de prisão.
Um tribunal de Cardiff, no País de Gales, condenou Henderson, de 67 anos de idade, por ter contratado um piloto que sabia que não tinha a qualificação necessária para conduzir a aeronave.
Ainda de acordo com as autoridades locais, o homem foi considerado culpado por ter sido imprudente e negligente em suas ações, pois colocaram a vida de Sala e do piloto David Ibbotson em perigo.
O pequeno avião que levava o jogador de 28 anos da França para o País de Gales caiu no Canal da Mancha em 21 de janeiro de 2019.
Na ocasião, Sala havia acabado de assinar uma transferência milionária do Nantes para o Cardiff City.
O corpo do argentino foi encontrado pelas equipes de busca no fundo do mar somente 18 dias depois do acidente. Sala era a contratação mais cara da história do clube, que disputa a segunda divisão do Campeonato Inglês. O corpo do piloto da aeronave, no entanto, não foi encontrado.
O relatório final do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB) apontou que o acidente foi ocasionado por excesso de velocidade. Na ocasião, Ibbotson estava em alta velocidade para tentar fugir do mau tempo e perdeu o controle da aeronave.