Ouro em 96, Jackie e Sandra são homenageadas com medalhas
As primeiras medalhistas brasileiras da história dos Jogos Olímpicos serão homenageadas pela Casa da Moeda do Brasil
As primeiras medalhistas brasileiras da história dos Jogos Olímpicos, Jackie Silva e Sandra Pires, serão homenageadas pela Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Memorabília do Esporte. A iniciativa conta com a produção de medalhas com o objetivo de condecorar as ex-jogadoras de vôlei de praia, que conquistaram o ouro inédito em Atlanta-1996.
Os itens fazem parte da quarta série da coleção "Grandes Ídolos do Esporte". Maria Esther Bueno, Robert Scheidt e Rodrigo Pessoa já foram homenageados. Daniel Dias, Hortência, Cesar Cielo e Daiane dos Santos também receberão medalhas comemorativas em 2021.
A série de Jackie e Sandra é limitada, exclusiva e terá peças com acabamento especial em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel. As três primeiras têm diâmetro de 40mm, enquanto a última mede 30mm.
A edição de 1996 dos Jogos contou com a estreia do vôlei de praia. Jackie Silva e Sandra Pires chegaram como favoritas ao ouro e confirmaram o prognóstico. No caminho rumo à final, elas superaram Kaize/Rahayu (Indonésia), Fenwick/Spring (Austrália), Adriana/Mônica (Brasil) e Hanley/Harris (EUA).
Na decisão, disputada em 27 de julho, as atletas enfrentaram novamente as brasileiras Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, que se classificaram por meio da repescagem. Jackie e Sandra venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 12/11 e 12/6, e se tornaram as primeiras mulheres brasileiras a conquistar a medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos.