Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Palmeiras é processado por família de cruzeirense morto em briga entre torcidas

Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, mas clubes têm dias agitados também no extra-campo.

3 dez 2024 - 22h40
(atualizado às 22h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Estádio do Palmeiras.
Estádio do Palmeiras.
Foto: Reprodução/Allianz Parque / Esporte News Mundo

O Palmeiras está sendo processado no Tribunal de Justiça de São Paulo por quatro familiares de José Victor dos Santos Miranda, torcedor do Cruzeiro morto em ataque sofrido em estrada próxima à capital paulista. O caso ocorreu em outubro de 2024, quando membros de uma torcida organizada palmeirense prepararam uma emboscada para hostilizar ônibus de torcedores do clube mineiro.

A acusação cobra o Palmeiras por danos morais, e as indenizações, somadas a honorários, passam de R$ 9 milhões. A Mancha Verde, apontada como responsável pelo ataque, também está sendo investigada.

Segundo o advogado, Juliano Pereira Nepomuceno, o Palmeiras foi irresponsável em não coibir e não cobrar uma melhor postura de sua torcida organizada.

- Mesmo diante do histórico violento da Mancha Alvi Verde, que ensejou conflitos terríveis e até mesmo mortes, o clube paulista se omitiu, não promoveu medidas de prevenção e proibição adequadas. Logo, a inércia do Palmeiras diante de tais eventos criou um ambiente propício para que os atos se repetissem. O clube deve ser responsabilizado por permitir que a torcida tenha continuado suas atividades violentas sem punições efetivas e apropriadas - cita, em uma dos processos.

O Palmeiras considera que não pode ser cobrado, já que a briga ocorreu em uma rodovia e em um dia que não tinha jogos do clube ou do Cruzeiro.

A Polícia Federal segue trabalhando no caso e prendeu 10 pessoas acusadas de estarem envolvidas nos ataques. Palmeirenses usaram pedaços de paus, pedras, barras de ferro e rojões. Ao todo, 17 cruzeirenses ficaram feridos e um não sobreviveu. Não há informações de torcedores do Palmeiras feridos.

As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, e a tendência é que as arquibancadas do Mineirão estejam vazias. O jogo deve ser disputado com portões fechados, no entanto, o Cruzeiro já contestou a decisão e procura formas de receber seus torcedores. Segundo notícia da ESPN Brasil, a CBF se manifestou demonstrando o interesse em ter as duas torcidas presentes no duelo. O Palmeiras briga pelo título do Brasileirão, enquanto os donos da casa buscam vaga na Libertadores.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade