Abel Ferreira é ovacionado ao dar dicas de gestão com Bernardinho e confessa cachê 'generoso'
Técnico participa do Expert XP ao lado do multimedalhista olímpico no vôlei e traça paralelos entre o mundo esportivo e ambientes corporativos
Abel Ferreira é conhecido do torcedor brasileiro desde 2020, no comando de um multicampeão Palmeiras é um deles e a personalidade estourada na beira de campo e em entrevistas. O treinador, porém, assumiu outra imagem para falar ao público do Expert XP, cuja 14ª edição ocorre em São Paulo, entre sexta-feira e sábado, 30 e 31. De traje esporte fino, sem gravata, ele ostentou sua imagem conforme a semelhança dos muitos espectadores, pessoas do mundo corporativo e que o ovacionaram após a palestra.
O português participou do painel "Alta performance: desafios e estratégias com dois ícones do esporte", ao lado do bicampeão olímpico Bernardinho. Juntos, eles compartilharam a visão de líderes, fazendo paralelos do mundo esportivo com ambientes empresariais. As falas certamente inspirarão publicações sobre liderança no LinkedIn.
O público lotou as cadeiras disponíveis no espaço de palestra do evento e ainda acumulou pessoas em pé, com os braços para cima, tentando capturar algum registro dos treinadores. A área mais lotada era a indicada como "VIP", mais próxima ao palco.
Um das máximas citadas por Abel Ferreira foi sobre momentos decisivos. "Decisões difíceis tornam a vida fácil. Decisões fáceis tornam a vida difícil", cravou, antes de ser aplaudido.
Categórico, ele buscou concluir um raciocínio que o parceiro de palco, Bernardinho, havia começado. "Criamos relações com quem luta do nosso lado. Nós não podemos deixar a cumplicidade ser perversa. Tenho que pensar no bem do time. Essa relação não pode pautar nossa decisão. Se sua decisão não parecer justa para seu time, você não é mais líder", filosofou o técnico bicampeão olímpico.
Na plateia, o público aplaudiu - sem fazer menção ao Palmeiras - até que a participação dos treinadores chegou ao fim. Quando Abel se despedia, camisas do time alviverde começaram a aparecer mais perto do palco. Quem vestia uma delas era a head comercial Juliana Canoli, que considera Abel Ferreira uma inspiração.
"Anotei algumas frases. Essa coisa de ouvir um 'não' é diária", comentou. Logo depois, ela espontaneamente o defendeu sobre a recente fala machista em uma entrevista coletiva: "Ele fez um comentário infeliz, mas eu entendo a pressão dele logo após uma derrota. Ele não quis falar de mulheres no geral."
Juliana, então, emendou uma frase sobre quem diz ter perdido o encanto pelo português. "Se você perde o encanto toda vez que alguém errar, você não se encanta por mais ninguém", disse.
O técnico chegou a comentar sobre sua comunicação. Para ele, é preciso de estratégia. "Tenho que me habituar que minha comunicação para fora seja estratégica também", compara em relação a conversas que tem com jogadores.
Ao encerrar, Abel Ferreira agradeceu à XP, que, segundo ele, "foi muito generosa com o cachê". Sem revelar valores, ele confessou a surpresa e arrancou risos da plateia. O barulho foi ainda maior quando se somaram os aplausos após o anúncio de que ele doaria o que recebeu pela participação.
Abel é considerado um dos melhores técnicos do Brasil, mas não foi tão brilhante como jogador. O conhecimento que ele buscou repetir é no sentido de evitar autossabotagens. Para isso, contou até mesmo uma situação vivida no tempo de jogador.
"Um treinador me disse: 'Tu és muito melhor jogador do que pensas'. Ainda hoje faço perguntas retóricas aos meus jogadores. Pergunto para deixá-los a pensar. Às vezes, o maior adversário está dentro de cada um de nós", refletiu.
Anos depois da anedota contada por ele, isso ainda se prova verdade. Minutos depois de sair do palco, fãs do português foram até a parte de trás, buscando ao menos um cumprimento do ídolo. Abel, como um bom jogador, segundo contou, driblou todos e saiu diretamente para o carro que o levaria embora.
Bicampeão olímpico acredita que 'busca por excelência' no esporte pode refletir no mercado financeiro
Também no evento, mas não como palestrante, o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, campeão olímpico em Barcelona-1992 e Atenas-2004, crê na relação dos mundos do esporte e de negócios financeiros. "No mercado financeiro, em que se tem uma alta performance importante e as pessoas esperam sempre um comportamento de alta performance, um cuidado, atitudes... E essas analogias são muito fortes no esporte. Resiliência, disciplina, regularidade, a busca pela excelência", refletiu.
"É sempre um desafio do atleta e também de quem investe, de quem cuida do dinheiro de alguém. Então há muitas analogias que dá para a gente trabalhar e um ajudar o outro", avaliou o ex-jogador, que é embaixador da Manchester Investimentos.
A ExpertXP também tem outros nomes do esporte na programação. Rodrygo, atacante do Real Madrid, Bruninho, campeão olímpico no vôlei nos Jogos do Rio-2016 e Magic Johnson, lenda do basquete na NBA, empresário e investidor estão no cronograma de palestras. A expectativa da organização é chegar a 50 mil pessoas em circulação na São Paulo Expo, o maior público de todas as edições.