Alvo do Palmeiras, Matheus Henrique tem jogado a maioria das partidas como meia central na Itália
Meio-campista é o principal desejo do Verdão para substituir Danilo
O Palmeiras está no mercado para contratar um substituto para Danilo, negociado com o Nottingham Forest-ING. O principal alvo da comissão técnica e da diretoria é Matheus Henrique, ex-Grêmio e atualmente no Sassuolo-ITA. A proposta deve aparecer na mesa dos italianos em breve, mas enquanto isso vale analisar como o meio-campista tem atuado na Europa nos últimos anos.
Matheus chegou ao clube da Itália em meados de 2021, ou seja, está em sua segunda temporada por lá. Campeão olímpico com a Seleção Brasileira em Tóquio, o volante chegou no Velho Continente como uma das maiores promessas da posição no futebol do Brasil, quando atuava pelo Tricolor gaúcho. No entanto, o jovem acabou não explodindo da forma como se esperava.
Dos 59 jogos do Sassuolo nesse período, Matheus Henrique participou de 37, sendo apenas 16 deles como titular. O brasileiro esteve no 11 inicial do time em 27% dessas partidas do clube italiano. Em contrapartida, somando os duelo em que saiu do banco, sua participação foi de 62,7%.
É interessante notar também quais foram as posições em que Matheus atuou nessas últimas temporadas na Itália. Apesar de Danilo ser o primeiro volante palmeirense na engrenagem de Abel, não é bem nessa função que o ex-gremista tem sido escalado no Sassuolo. Em quase 60% dos 37 jogos do atleta, ele atuou como uma meia central, acompanhado de um primeiro volante por trás.
Como volante de fato, Matheus atuou em 27% das partidas dessa última temporada e meia. Mas ele não parou por aí. O brasileiro também fez outra função nesse tempo na Itália: meia ofensivo. Isso aconteceu em cinco oportunidades, pouco menos de 15% dos jogos em que esteve em campo. Tal constatação mostra a versatilidade do jogador de 25 anos, que se destaca pela precisão no passe. Na Serie A italiana, ele acertou quase 90% dos passes que tentou desde que chegou ao Sassuolo.
Ainda assim, ele acabou decepcionando no aspecto "passe para gol", pois que deu apenas uma assistência durante esse período em que defende o clube. Foi na vitória por 3 a 1 sobre o Milan, fora de casa, em novembro de 2021, quando tocou para Domenico Berardi fechar o placar.
Matheus Henrique vê bons olhos a possibilidade de retornar ao Brasil e defender o Palmeiras, clube com o qual é identificado. Esse desejo pode ajudar nas tratativas entre o Verdão e o clube italiano. A proposta que chegará para os dirigentes europeus é de 6 milhões de euros (R$ 33,14 milhões) por 60% dos direitos do jogador. Caso a oferta seja negada, o Alviverde deve ter outra forma de compra.
Ainda que tenha interesse em logo suprir a ausência de Danilo, o Palmeiras não irá fazer loucuras ou ultrapassar seus limites para isso, uma vez que a comissão técnica de Abel Ferreira também quer um reforço para o ataque, que seria um ponta canhoto para atuar pelo lado esquerdo. O Verdão é o único dos grandes de São Paulo a não ter se reforçado para a temporada 2023. Em contrapartida, perdeu dois titulares Danilo e Gustavo Scarpa) e dois reservas (Wesley e Jorge).