Palmeiras segura concorrente direto e dá novo passo por 'pontuação campeã' do Brasileirão
Em busca dos tão sonhados 75 pontos, que podem garantir um título inédito na 'era Abel', Verdão tem uma sequência decisiva
Apesar do empate com o Flamengo e de ainda precisar enfrentar 15 rodadas até o final do Brasileirão, os próximos três jogos do Palmeiras na competição podem ser cruciais para uma possível conquista de título.
GALERIA
Uma estatística conhecida no futebol brasileiro é a dos "mágicos 75 pontos". Até o momento, desde 2006, ano em que a disputa por pontos corridos passou a ser entre 20 clubes, nenhuma equipe que atingiu essa marca deixou de levantar a taça nacional no fim da corrida pelo título.
Caso o Verdão conquiste três vitórias nos próximos jogos contra Fluminense, RB Bragantino e Juventude, já somando o empate com o Rubro-Negro, a sua pontuação será de 59.
Ou seja, como ainda restarão 12 jogos e 36 pontos em disputa, a equipe comandada por Abel Ferreira precisaria acumular mais 16 pontos para atingir os tão sonhados 75.
No final de semana anterior, o Palmeiras enfrentou o então vice-líder Corinthians. O mesmo aconteceu contra o Flamengo e acontecerá no duelo com o Fluminense. O que torna os bons resultados ainda mais importantes rumo ao título.
TABELA
- Nós sabíamos que seria um mês difícil, mas do mesmo jeito que é duro jogar contra esses times, é difícil jogar contra nós. Temos que nos preparar, fazer aquilo que o Abel pede, estar no máximo a todo tempo e continuar crescendo. É difícil jogar contra a gente, somos muito intensos e agressivos. Nossa torcida sempre faz uma festa muito linda. Espero que quem venha aqui jogar contra siga sofrendo - disse Raphael Veiga sobre as dificuldades do Brasileirão.
Das 12 partidas em questão, o Verdão poderá perder até sete para que, ainda assim, chegue no mesmo pilar das equipes campeãs. Já o Flamengo, se vencer os próximos três jogos, chega aos mesmos 49 pontos do Alviverde no momento, precisando de 16 dos 36 em disputa.
O Fluminense, por sua vez, caso vença duas das três rodadas subsequentes - incluindo o Palmeiras no próximo final de semana -, precisará de um aproveitamento de 79,5% para atingir os 75 pontos, enquanto o Corinthians, se triunfar em três, necessitará de 69%.
Vale lembrar que o time de Abel está vivo também na Libertadores, podendo chegar à terceira final consecutiva do clube. Para isso, precisa passar pelo Athletico-PR, com o primeiro duelo acontecendo já no dia 30 de agosto, fora de casa.
É bom reforçar, também, que no Brasileiro de 2022 os 75 pontos podem não ser suficientes. Do São Paulo, 12º colocado na tabela, para cima, todos os clubes podem ultrapassar a marca. Até hoje, no entanto, o vice-campeão que mais pontos fez foi o Santos de 2019, com 74.
Confira os próximos jogos do Palmeiras no Brasileiro:
Fluminense - 27/8, às 19h - Maracanã
RB Bragantino - 3/9, às 19h - Nabizão
Juventude - 10/9, às 21h - Allianz Parque
Santos - 18/9, às 18h30 - Allianz Parque