Com 'DNA' da base, Gabriel Menino mostra que pode ser substituto de Danilo no Palmeiras
Volante foi um dos melhores em campo na conquista da Supercopa do Brasil e mostra elementos para conquistar a vaga que ficou aberta para esta temporada
O Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3 e levou o título da Supercopa do Brasil. O feito somente foi possível devido a uma grande atuação de Gabriel Menino, que marcou dois gols (sendo um deles um golaço) e ainda deu ritmo ao meio-campo, com muita luta e intensidade. Dessa forma, ele deu um grande passo para ficar com a vaga deixada por Danilo, vendido ao Nottingham Forest-ING. A solução para a lacuna no meio-campo pode vir com o DNA da próprias Crias da Academia.
Depois de testar Jailson, Menino vem sendo a aposta de Abel Ferreira para a posição que era de Danilo. Foi assim no clássico contra o São Paulo e repetiu diante do Flamengo. Ele, aliás, é o último remanescente daquela geração da base promovida em 2020 por Luxemburgo (jogadores como Danilo, Wesley e Patrick de Paula). Tudo isso tem ajudado o meio-campista a recuperar a confiança, a aprovação da torcida e o bom futebol, que o chegou a levar para a Seleção Brasileira.
- Este ano eu prometi a mim mesmo que seria melhor. Trabalhei forte nas férias inteiras, agradecer ao Palmeiras por ter confiado em mim - disse o volante ainda no gramado do Mané Garrincha.
Aos 22 anos, Menino chegou ao seu oitavo título pelo Palmeiras. Os outros dele pelo clube são as Libertadores de 2020 e de 2021; os Paulistas de 2020 e de 2022; a Recopa Sul-Americana de 2022; o Campeonato Brasileiro de 2022; e a Copa do Brasil de 2020. Nesse da Supercopa do Brasil, houve um gosto especial, pois foi dele o gol que garantiu a taça, depois de ter marcado um golaço.
Podemos dizer até que Gabriel Menino foi o um herói "incomum" desta decisão. Antes, nos jogos que havia marcado gol, fez no máximo um (fato que se repetiu oito vezes nas suas 143 partidas disputadas anteriormente). E hoje, em sua 144ª, fez dois de uma vez, indo a dez gols ao todo pelo clube. Ou seja, um fato raro, mas que veio justamente em uma ocasião importante e decisiva.
O Palmeiras ainda busca no mercado uma reposição para Danilo. Recentemente, o clube buscou conversas com Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, Jean Lucas, do Lyon-FRA e Walace, da Udinese-ITA. Nenhuma, porém, teve avanço significativo. Com isso, o espaço acaba ficando aberto para quem se destacar dentro do próprio elenco, oportunidade que Menino parece ter agarrado. Abel Ferreira fez questão de elogiar a atuação do volante na Supercopa, mas deixou seu recado.
- Ele fez um jogo ao nível que ele merece, só espero que ele agora mantenha os pés no chão, sem olhar nem para baixo nem para cima. Continuar o caminho dele. Se fizer isto, tem um grande futuro à frente. Se ele andar outra vez a passarinhar por realidades virtuais, vai ser difícil outra vez - declarou o treinador em entrevista coletiva logo após a decisão em Brasília.
Gabriel Menino e o elenco do Palmeiras voltaram para São Paulo logo após a decisão e folgaram no último domingo. O retorno ao trabalho será nesta segunda-feira, quando tem início a preparação para o duelo com o Mirassol, na próxima quarta, às 21h35, fora de casa, pelo Paulistão.