Com elenco pouco modificado, Palmeiras pode repetir base do time titular de 2022
Time inicia a sua defesa do título estadual neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o São Bento
Atual campeão paulista, o Palmeiras inicia a sua defesa do título estadual neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o São Bento. Sem anunciar reforços até agora, o elenco do Verdão também teve poucas saídas e pode manter a base do time titular que foi vitorioso no ano passado.
Em relação à equipe que conquistou o título brasileiro em 2022, a única saída de maior relevância foi a do meia-atacante Gustavo Scarpa, que partiu para o futebol inglês. Todos os demais atletas que encerraram a última temporada como titular seguem no clube.
O Verdão não contratou um substituto para Gustavo Scarpa, mas o retorno de Raphael Veiga e a consolidação de Endrick mantêm a estrutura do time base da última temporada. O meia-atacante se recuperou de uma lesão no tornozelo que o tirou da reta final de 2022. Enquanto isso, o jovem centroavante aproveitou as oportunidades e já iniciou o novo ano plenamente incorporado ao elenco profissional.
Durante este período de pré-temporada, o Palmeiras disputou cinco jogos-treinos, mas o técnico Abel Ferreira deu poucos indícios de um time titular. Nos primeiros três enfrentamentos, contra Suzano, São José e Desportivo Brasil, o treinador escalou três equipes diferentes em cada um dos jogos, mesclando os atletas em todos eles, inclusive com atletas vindos da equipe sub-17.
Já nos últimos dois jogos-treinos, contra Audax e Monte Azul, na terça-feira, Abel Ferreira fez menos mudanças, mas fez novos testes. No primeiro enfrentamento, o Verdão iniciou com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Kuscevic e Vanderlan; Danilo, Atuesta e Raphael Veiga; Dudu, Flaco López e Rafael Navarro. No decorrer da segunda etapa, foram feitas mudanças em todos os setores.
Já contra o Monte Azul, o Palmeiras começou a primeira etapa com Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Jaílson, Zé Rafael e Bruno Tabata; Giovani, Endrick e Rony. Novamente, o treinador promoveu diversas substituições para girar a equipe.
Apesar dos poucos indícios, é possível que o Palmeiras inicie a temporada com o time base que foi campeão brasileiro no ano passado, com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Dudu e Endrick.
Além de Gustavo Scarpa, o Palmeiras já acertou as saídas de Jorge (emprestado ao Fluminense) e Wesley (vendido para o Cruzeiro). Há ainda a possibilidade de outras negociações, como a de Danilo, monitorado pelo futebol europeu. Por outro lado, o clube não anunciou reforços, mas promoveu de maneira definitiva sete atletas da base: Endrick, Giovani, Vanderlan, Naves, Garcia, Fabinho e Jhon Jhon.