Decisivo, Raphael Veiga amplia recorde de gols em finais pelo Palmeiras
Meia marcou duas vezes diante do Flamengo, na Supercopa do Brasil, e fez história
O Palmeiras bateu o Flamengo por 4 a 3 e conquistou a Supercopa do Brasil pela primeira vez em sua história. Tudo isso graças a uma grande atuação de Raphael Veiga, que mais uma vez foi decisivo em uma final pelo clube. Com dois gols marcados no Mané Garrincha, o meia estabeleceu mais uma marca histórica, sendo que ele mesmo já era o dono da marca anterior. Trata-se do jogador com mais gols em finais pelo Alviverde. Até aqui, são 11 bolas na rede em jogos desse tipo.
Na conta, são consideradas finais de quaisquer campeonatos disputados pelo clube, independentemente se no jogo de ida, de volta ou eventualmente o primeiro de uma melhor de três. Anteriormente, Veiga tinha uma marca de nove gols em decisões e, ao marcar duas vezes na final do último sábado (28). Assim, agora o meia anotou ao todo 11 gols em finais.
Curiosamente, da vez anterior em que o Palmeiras disputou a Supercopa do Brasil, em 2021, contra o Flamengo, no mesmo Mané Garrincha, o jogo foi 2 a 2 (o rival ganhou nos pênaltis). E os dois gols do Palmeiras no tempo normal foram marcados justamente por Veiga.
E não para por aí. No duelo decisivo pela disputa do título da Libertadores de 2021, também contra o Flamengo, vencido pelo Palmeiras por 2 a 1 com gol de Deyverson na prorrogação, também havia sido de Raphael Veiga o primeiro da partida (depois o Fla empatou com Gabigol até que o Verdão virou com Deyverson e foi campeão). O meia virou uma espécie de algoz do Rubro-Negro.
O atual camisa 23 do Verdão se isolou com esse status de ser o maior artilheiro do Palmeiras em finais de campeonato já no ano passado, com a então mais recente disputada eliminatória em uma final, que havia sido, antes dessa, a do Campeonato Paulista de 2022, contra o São Paulo. Na véspera da decisão, ele somava seis gols em finais, e quando fez único gol palmeirense no jogo de ida, no Morumbi (derrota por 3 a 1), foi a sete e superou Evair.
No fim de semana seguinte, o time alviverde fez o que parecia impossível, goleando por 4 a 0 (resultado suficiente para reverter o placar). Naquele dia, Veiga deixou sua marca duas vezes, e foi a nove gols. Até que hoje, enfim, fez mais dois e foi a 11.
Os gols de Veiga em finais foram: dois diante do Flamengo, na Supercopa do Brasil de 2021; um sobre o Defensa y Justicia-ARG pela Recopa Sul-Americana de 2021; um sobre o Flamengo na final da Libertadores 2021; um contra o Chelsea-ING, na final do Mundial de Clubes 2021; mais um pela Recopa Sul-Americana de 2022, no jogo de ida, na Arena da Baixada, contra o Athletico-PR; nas finais do Paulista de 2022, contra o São Paulo: um no jogo de ida, no revés por 3 a 1, e outros dois no jogo do título, triunfo por 4 a 0, que rendeu ao Alviverde a conquista do 24º Paulistão de sua história; e, por fim, mais dois na vitória do último sábado por 4 a 3 sobre o Flamengo.
Gols de Veiga em finais pelo Palmeiras
2 gols na Supercopa do Brasil 2021
1 gol na Recopa Sul-Americana 2021
1 gol da final da Libertadores 2021
1 gol na final do Mundial de Clubes 2021
1 gol na ida da Recopa Sul-Americana 2022
1 gol na ida da final do Paulistão-2022
2 gols na volta da final do Paulistão-2022
2 gols na Supercopa do Brasil 2023