Em clima de festa, Palmeiras goleia Fortaleza por 4 a 0 e comemora título antecipado
Verdão entrou em campo como campeão antecipado, deu poucas oportunidades e dominou o Tricolor do Ceará com gols de Rony, Dudu e Endrick
O Palmeiras voltou a mostrar porque é o campeão antecipado do Campeonato Brasileiro de 2022 nesta quarta-feira, 2. O Verdão entrou em campo em clima de festa e dominou o Fortaleza, que teve poucas oportunidades contra a defesa alviverde. Com dois gols de Rony, um de Dudu e um de Endrick, o Palmeiras confirmou o favoritismo em vitória por 4 a 0 contra o Tricolor do Ceará.
Antes mesmo de entrar em campo, o Palmeiras já estava consagrado como o campeão do Brasileirão. Isso porque o Internacional, segundo colocado do campeonato, perdeu de 1 a 0 para o América-MG, na tarde desta quarta, em Belo Horizonte. Com a derrota, Abel Ferreira anota um título inédito em sua trajetória multivitoriosa como técnico à frente do alviverde.
Um dos destaques foi a presença do jovem Endrick entre os 11 titulares do Palmeiras. A estrela de 16 anos, que é uma das promessas da equipe de Abel, levou a torcida à loucura ao marcar um dos tentos do Verdão e mostrar talento em jogadas individuais e boas tentativas no ataque, sob a tutela de Dudu.
Já o Fortaleza, 10º colocado no Brasileirão, entrou em campo na luta por uma vaga nas classificatórias à fase de grupos da Libertadores de 2023. A vontade do Leão de Pici, no entanto, não foi suficiente para bater a força do campeão antecipado.
Palmeiras dominante
Logo no início do primeiro tempo, o Palmeiras mostrou a leveza de um clube campeão de maneira antecipada. Com a festa da torcida, o Verdão aplicou velocidade nas jogadas e deu pouco espaço para o Fortaleza, ao mesmo tempo pressionando a defesa Tricolor.
Aos 14 minutos da primeira etapa, com um passe açucarado de Gustavo Scarpa, Rony deu um toque na saída do goleiro Fernando Miguel, abrindo o placar para o Palmeiras. O Verdão não diminiui o ritmo e manteve a pressão no ataque.
O segundo gol saiu em um lançamento de Marcos Rocha para Dudu, e restou para o baixinho encobrir o goleiro do Tricolor em uma pintura. O Fortaleza teve uma oportunidade de finalização com Robson, que chutou para a esquerda do gol de Weverton.
Rony artilheiro, e Endrick brilha
O Palmeiras manteve o ritmo na segunda etapa e ampliou ainda mais o placar logo no ínicio da segunda etapa. Após Danilo recuperar a bola no meio de campo e acionar Dudu, o Camisa 7 cruzou rasteiro para Rony marcar seu segundo gol na partida. Com 23 tentos marcados na temporada, Rony 'Rústico' se tornou o artilheiro do Verdão na temporada.
O Fortaleza tentou reagir, com um chute de Thiago Galhardo de fora da área, mas que ficou na defesa de Weverton. O goleiro do Verdão voltou a trabalhar, após tentativa de Juninho Capixaba que avançou pela esquerda, cortou para o meio e chutou no meio do gol.
Endrick, que até então vinha participando ativamente do ataque palmeirense, deixou o dele aos 19 minutos do segundo tempo. Com uma jogada individual até a linha de fundo e um cruzamento preciso de Dudu, o garoto marcou o quarto gol do Palmeiras com um carrinho. É o terceiro dele no Brasileirão.
O garoto deixou o campo aplaudido aos 30 minutos para entrada de Merentiel. A partir de então, coube ao Palmeiras segurar a partida até o apito final, com direito a festa dos jogadores no gramado em comemoração pelo título antecipado.