Endrick e Flaco López decidem, Palmeiras vence o América-MG e se aproxima do título do Brasileirão
Joia palmeirense marcou um gol relâmpago, enquanto o argentino entrou no fim da partida e foi às redes duas vezes no Allianz Parque
O Palmeiras novamente abriu vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (29), o Verdão bateu o América-MG, no Allianz Parque, por 2 a 0. E como mais cedo o Flamengo foi derrotado em casa para o Atlético-MG, a equipe alviverde se isolou no topo da tabela. Paulistas e cariocas iniciaram a rodada empatados em pontos, mas com o Palestra liderando por ter mais saldo de gols, o que é o segundo critério de desempate.
Os palmeirenses dominaram a partida desde o primeiro minuto, quando Endrick abriu o placar. O segundo gol foi marcado ainda na etapa inicial, com o zagueiro Eder, do Coelho, empurrando contra o próprio patrimônio. Já no fim da partida, o argentino Flaco López, que havia saído do banco de reservas, marcou o terceiro e o quarto gol da equipe verde e branca.
Com o triunfo, o Palmeiras chega a 66 pontos na classificação do Brasileirão, seguido do Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, ambos com 63.
O Verdão depende somente de si para conquistar o título e tem mais dois jogos até o término da competição. O primeiro, neste domingo (3), contra o Fluminense, na arena palmeirense, e o segundo, na próxima quarta-feira (6), contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
CINCO PONTOS QUE MARCARAM A PARTIDA
> MAS JÁ?! Logo no primeiro lance da partida, com dois minutos, o Palmeiras abriu o placar com o garoto Endrick marcando pela décima vez no Brasileirão. Veiga cobrou falta, a zaga americana afastou, e a joia alviverde ajeitou para emendar um lindo chute no canto esquerdo.
> DANÇA, ENDRINHO, DANÇA! Na comemoração, teve dancinha da revelação palmeirense com o zagueiro Murilo, que é um dos melhores amigos do jovem, de 17 anos, no elenco palmeirense.
> POXA, RONY :( O atacante não era titular desde o dia 19 de outubro e recebeu uma chance nesta partida, já que, por conta da ausência do lateral-direito Mayke, suspenso por acúmulo de cartões, o técnico Abel Ferreira voltou a usar linha de quatro no sistema defensivo. O camisa 10 palmeirense, no entanto, precisou ser substituído com 11 minutos, sentindo o antebraço. O problema aconteceu após uma dividida com o goleiro Jori, onde não houve sequer marcação de falta. Teve revisão, através do VAR, que não viu lance passível de cartão vermelho para o atleta americano.
> O QUE É ISSO, ÉDER, MEU GAROTO?! Quando o zagueiro do próprio time resolve jogar contra, aí fica difícil. Mais um lance que começou com Raphael Veiga levantando para área. Dessa vez, Eder, do Coelho, tentou evitar que a bola chegasse em Murilo, que fechava na pequena área, e acabou mandando contra o próprio patrimônio.
> INACREDITÁVEL, BRENO LOPES: ele poderia ter ampliado a vantagem palmeirense no segundo tempo, quando recebeu um belo passo de Endrick e arrancou sozinho, de frente para o gol. Mas, cara a cara com o goleiro Jori, o atacante isolou o chute.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO
Primeiro tempo de domínio único e exclusivo do Palmeiras, que logo no primeiro minuto abriu o placar com o garoto Endrick, que aproveitou uma sobra na entrada da área, após falta que Raphael Veiga levantou na área, dominou de forma impecável e acertou um chute melhor ainda, no canto esquerdo do goleiro americano.
E o Verdão seguiu em cima do Coelho. Artur (quatro vezes, Murilo, Piquerez, Richard Ríos e Zé Rafael arriscaram, mas faltavam capricharem um pouco nas finalizações, que na maioria das vezes foram para fora. Em algumas oportunidades pararam no goleiro Jori, mas sem levar muito perigo.
Tanto que o segundo gol palmeirense foi marcado por um jogador do América-MG. Aos 39 minutos, Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo, levantando na grande área, e Éder, ao tentar afastar, cortou contra o próprio patrimônio.
E O SEGUNDO TEMPO?
Menos intenso, mas ainda controlando o jogo, o Palmeiras cadenciou na maior parte do tempo. A equipe alviverde não empilhou chances como havia feito na etapa inicial, mas, ainda sim, teve grandes oportunidades para ampliar. A maior delas foi quando Breno Lopes recebeu lindo passe de Endrick, saiu na cara do gol, mas isolou. E quando a partida parecia terminar mesmo 2 a 0 para o Verdão, Flaco López entrou no lugar de Endrick e deixou a sua marca duas vezes, aos 42 e 46 minutos da etapa final.
O QUE VEM POR AÍ
Palmeiras e América-MG voltam a campo neste fim de semana. Enquanto o Verdão recebe o Fluminense, novamente no Allianz Parque, para colocar uma mão na taça. Já o Coelho, novamente cumpre tabela. Desta vez, os mineiros vão enfrentar o Bahia, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O clube baiano briga para não repetir o caminho dos americanos e serem rebaixados para a Série B.
PALMEIRAS 4 X 0 AMÉRICA-MG
CAMPEONATO BRASILEIRO - 36ª RODADA
Data e horário: 29 de novembro de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Leone Carvalho Rocha e Lehi Sousa Silva
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques
Público e renda: 29.717 pessoas | R$ 2.694.055,09
Cartões amarelos: Naves e Richard Ríos (Palmeiras); Júlio e Eder (América-MG)
Cartões vermelhos:
GOLS: 1-0 Endrick (2'/1T); 2-0 Éder (contra) (39'/1T); 3-0 Flaco López (42'/2T); 4-0 Flaco López (46'/2T)
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Naves e Piquerez; Zé Rafael (Jaílson, 35'/2T), Richard Ríos (Fabinho, 26'/2T) e Raphael Veiga; Endrick (Flaco López, 35'/2T), Rony (Artur, 11'/2T) e Breno Lopes (Jhon Jhon, 26'/2T). Técnico: Abel Ferreira.
AMÉRICA-MG
Jori; Rodriguinho, Danilo Avelar, Júlio (Iago Maidana, 32'/2T), Eder e Marlon; Lucas Kal, Emmanuel Martínez (Martín Benítez, 32'/2T0 e Juninho; Felipe Azevedo (Everaldo, intervalo) e Gonzalo Mastriani (Alê, intervalo). Técnico: Diogo Giacomini.