Borja decide, e Palmeiras sai na frente do América-MG
Depois de vacilar duas vezes diante do goleiro João Ricardo, colombiano reage com gol e assistência. Palmeiras mantém aproveitamento espantoso como visitante
O Palmeiras, adivinhe, venceu fora de casa. Com gols de Borja e Keno, fez 2 a 1 no América-MG em Belo Horizonte e abriu vantagem nas oitavas da Copa do Brasil. Serginho marcou para os mineiros, reduzindo o prejuízo para o jogo de volta, dia 23 de maio, no Allianz Parque.
Foi a 12ª vitória do time de Roger Machado em 15 jogos como visitante no ano. O aproveitamento fora de casa é de espantosos 84,4%.
O Palmeiras agora volta todas as suas atenções para o clássico contra o Corinthians, às 16h de domingo, em Itaquera, pelo Brasileiro. O Verdão não perdeu nenhum dos oito jogos que fez após cair diante do rival na final do Paulistão: cinco vitórias e três empates. O Coelho visita o Ceará às 20h de segunda-feira.
Nunca critiquei
Borja passou praticamente todo o primeiro tempo tirando o torcedor do sério. O colombiano falhou em duas oportunidades claras. Na primeira, Dudu ainda bateu para fora depois de o camisa 9 se enrolar diante do goleiro João Ricardo. Na segunda, o mesmo Dudu o deixou diante do gol vazio, mas o chute foi para fora.
Os vacilos poderiam custar caro, já que o América-MG jogava bem e também criava boas chances, mas Borja calou as cornetas aos 37 minutos. Após um cruzamento primoroso de Lucas Lima pelo lado esquerdo, ele surgiu às costas do zagueiro e marcou seu 11 gol em 2018, um a mais do que em todo o ano passado.
Palmeiras amplia, mas leva pressão
O segundo tempo começou com o América-MG exigindo grande defesa de Jailson em finalização de Rafael Moura, mas Borja não demorou para aparecer outra vez. Aos 11 minutos, ele recebeu lançamento de Keno, protegeu e deu ótimo passe para o próprio Keno fazer 2 a 0.
O time da casa não tinha outra saída a não ser partir ao ataque para diminuir o prejuízo. E conseguiu. Felipe Melo havia acabado de tirar o doce da boca de Christian quando Antônio Carlos foi desarmado por Rafael Moura na saída de bola e viu Serginho, jovem meia que está emprestado pelo Santos, vencer Jailson.
O América-MG jogou bem, sobretudo após a entrada do ex-palmeirense Marquinhos. Antônio Carlos redimiu-se da falha no lance do gol ao salvar uma bola quase em cima da linha aos 34. O Verdão se segurou e jogará pelo empate na volta.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 2 PALMEIRAS
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data-Hora: 9/5/2018 - 19h30
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Neuza Ines Back (Fifa/SC)
Público/renda: 12.241 pagantes/R$ 132.987,00
Cartões amarelos: Leandro Donizete e Rafael Lima (AME)
Cartões vermelhos: -
Gols: Borja (37'/1ºT) (0-1), Keno (11'/2ºT) (0-2), Serginho (27'/2ºT) (1-2),
AMÉRICA-MG: João Ricardo; Norberto (Marquinhos, 21'/2ºT), Messias, Rafael Lima e Giovanni; Leandro Donizete, Christian e Serginho; Aderlan, Luan (Ruy, aos 39'/2ºT) e Rafael Moura (Aylon, aos 26'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.
PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos, aos 35'/2ºT), Bruno Henrique e Lucas Lima (Guerra, aos 33'/2ºT); Keno (Willian, aos 39'/2ºT), Dudu e Borja. Técnico: Roger Machado.
Veja também: