Palmeiras conta com 'veteranos' em semifinais de Libertadores para duelo com o Athletico-PR
Ao todo, 16 atletas do elenco atual já entraram em campo para jogar esta fase da competição continental, sendo que alguns deles terão a quarta oportunidade pelo Verdão
O Palmeiras disputará, nesta terça-feira, contra o Athletico-PR, a sua terceira semifinal consecutiva de Libertadores, sendo a quarta nos últimos cinco anos. Como o elenco alviverde joga junto há algum tempo, muitos jogadores estiveram nessas últimas experiências dessa fase da competição continental, o que faz o time chegar para esse confronto decisão com uma "casca" de veteranos nas costas.
GALERIA
TABELA
Ao todo, 16 atletas do grupo atual já entraram em campo pelo clube em uma semifinal continental desde 2018, quando o Verdão enfrentou o Boca Juniors-ARG e acabou eliminado. De lá para cá, foram duas classificações: 2020 diante do River Plate-ARG, e 2021 diante do Atlético-MG, em ambas o time terminou como campeão.
Weverton e Gustavo Gómez, por exemplo, chegam para disputar a quarta semifinal de Libertadores de cada um. Luan também tem três, mas atualmente é reserva e não é possível saber se ele irá completar a quarta. Marcos Rocha poderia estar nessa lista também, mas em 2018, quando já estava no elenco, ele não entrou em campo. O caso de Scarpa, é parecido, a diferença é que o meia não entrou em 2021.
Assim como o lateral e o camisa 14, outros atletas completarão a terceira disputa de semifinal pelo Palmeiras. São os casos de Dudu, Gabriel Menino, Rony, Zé Rafael e Raphael Veiga. A situação de Danilo seria a mesma, mas ele está suspenso e só poderá atuar se o time se classificar para a final da Libertadores, seguindo com duas semis.
Já a lista de quem pode ir para a segunda semifinal também é grande com: Mayke, Breno Lopes, Kuscevic, Piquerez e Wesley. Quem com certeza completará a semi de número dois é justamente o lateral uruguaio, que é o único titular absoluto desses cinco citados.
Rafael Navarro, Marcelo Lomba, Murilo, Jorge, Vanderlan, Atuesta, Bruno Tabata, Merentiel e López ainda buscam sua primeira semifinal com o Verdão. E quem mais tem chance de atingir esse objetivo é Murilo, que é titular absoluto da zaga palmeirense. Tabata, por sua vez, briga pela vaga deixada por Scarpa, suspenso para a partida.
Com esse conjunto de jogadores experientes na disputa de semifinais de Libertadores, o Palmeiras chega na Arena da Baixada com uma "casca" que pode fazer a diferença nessa luta pelo tri consecutivo da competição continental. No entanto, do outro lado, eles vão encontrar um especialista em mata-matas chamado Felipão.
Número de semifinais de Libertadores dos jogadores do Palmeiras:
Weverton - 3
Gustavo Gómez - 3
Luan - 3
Marcos Rocha - 2
Dudu - 2
Gustavo Scarpa - 2
Gabriel Menino - 2
Danilo - 2
Rony - 2
Zé Rafael - 2
Raphael Veiga - 2
Mayke - 1
Breno Lopes - 1
Kuscevic - 1
Piquerez - 1
Wesley - 1