PM faz confusão e "censura" faixa contra racismo no Pacaembu
Torcedores da Fiorentina foram vítimas de uma confusão da Polícia Militar nesta quarta-feira, durante a partida contra o Palmeiras, pela Copa Euroamericana, no Estádio do Pacaembu. Italianos carregavam faixa com palavras "Tavecchio" e "banana", que logo foi censurada pelos policiais.
A PM retirou o cartaz dos torcedores, alegando que eles estariam fazendo insultos racistas. O que eles não imaginavam é que era justamente o contrário. Os italianos faziam, na verdade, um protesto contra Carlo Tavecchio, vice-presidente da Federação Italiana de Futebol, acusado de declarações racistas durante uma assembleia das ligas amadoras italianas.
Tavecchio sugeriu que a Itália deveria copiar as restriçoes impostas pela Inglaterra a jogadores não-europeus. "Na Inglaterra, eles identificam os jogadores que estão entrando e se são profissionais, recebem permissão para jogar", disse o dirigente de 71 anos.
"Em vez disso, aqui nós pegamos 'Opti Pobá', que antes comia bananas e de repente se tornou um jogador do time principal da Lazio. É assim que é aqui. Na Inglaterra, você precisar provar o que tem no currículo e seu pedigree", acrescentou.
Após a partida, os torcedores foram até o posto da polícia, dentro do Estádio do Pacaembu, e pegaram de volta a faixa, sem nenhum problema ou confusão.