Por que Gustavo Gómez não jogou pelo Paraguai e como isso impacta no retorno ao Palmeiras
Antes titular absoluto, defensor perdeu espaço na seleção
Capitão e líder do Palmeiras, Gustavo Gómez tinha esse mesmo status na seleção do Paraguai. No entanto, ele não atuou um minuto sequer nas partidas da seleção durante a Copa América. Os paraguaios acabaram eliminados de forma precoce, na fase de grupos.
O motivo da perda de espaço de Gómez na seleção é, principalmente, a preferência do técnico argentino Daniel Garnero. Omar Alderete, do Getafe (ESP), e Fabián Balbuena, do Dínamo Moscou (RUS), formaram a dupla de zaga titular. A intenção do treinador era ter uma defesa mais alta — os titulares têm 1,88m, enquanto o palmeirense tem 1,85m — e com maior qualidade na saída de bola.
Nos amistosos do Paraguai em 2024, Gustavo Gómez atuou por 90 minutos contra o Chile e oito minutos diante do Panamá. O zagueiro não foi utilizado no empate com o Peru.
Além das preferências de Daniel Garnero, o defensor palmeirense sofre críticas no seu país porque não manteria o alto nível de atuação que demonstra no clube brasileiro.
Gustavo Gómez joga pelo Palmeiras contra o Grêmio?
O defensor ainda não estará disponível para o confronto desta quinta-feira (4), pelo Brasileirão. A tendência é que ele retorne para enfrentar o Bahia, no domingo (7).
Além do Paraguai ter sido eliminado da Copa América, o que naturalmente anteciparia o retorno de Gustavo Gómez ao Palmeiras, o fato dele estar "preservado" fisicamente ajuda na agilidade para entrar em campo logo. O defensor deve chegar ao Brasil nesta quinta (4) e iniciar os preparativos para reforçar a equipe.
O Verdão, inclusive, vê o retorno com ótimos olhos, pelos desfalques na defesa. Após a venda de Luan ao Toluca (MEX), o time treinado por Abel Ferreira teve apenas os jovens Vitor Reis e Naves à disposição recentemente — que, inclusive, deram conta do recado e tiveram bom desempenho na vitória sobre o rival Corinthians. Murilo ainda se recupera de uma entorse no tornozelo e é dúvida para o jogo contra o Grêmio.
Gustavo Gómez por Paraguai e Palmeiras em 2024 (dados da plataforma Sofascore):
- 23 jogos
- 3 gols
- 1 assistência
- 28 desarmes
- 25 interceptações
- 138 ações defensivas
- 34 faltas cometidas (10 sofridas)
- 4 cartões amarelos