Scarpa assume posto que foi de Veiga durante quase toda a temporada do Palmeiras
Meia-atacante, que deixa o clube no fim deste ano, assumiu a responsabilidade no time titular e supriu a ausência de seu amigo, dominando os números em 2022
O Palmeiras busca mais uma vitória pelo Brasileirão nesta segunda-feira, pela 31ª rodada, o que seria a sexta seguida. E diante do Atlético-GO, fora de casa, o time contará com a duradoura boa fase de Gustavo Scarpa, que assumiu a liderança técnica da equipe, além de tomar de Raphael Veiga o status de mais decisivo do elenco como o jogador que mais participa dos gols alviverdes na temporada.
GALERIA
TABELA
As atuações de Scarpa mostram o quanto ele tem sido importante durante toda a temporada, com ou sem Veiga em campo, mas foi com as ausências de seu amigo que ele deixou isso ainda mais claro. O camisa 23 já havia ficado fora por causa de Covid, por conta de uma lesão muscular e agora se recupera de cirurgia no tornozelo.
Veiga era o melhor do time, decisivo, cotado para a Seleção Brasileira e talvez aquele que mais se destacava atuando no país. Mas ele acabou não retornando bem desse período em que foi desfalque, aí foi preciso que outro jogador assumisse esse protagonismo. Scarpa, que já vinha bem, tomou conta do posto em campo e nos números.
Apesar dessa oscilação de Veiga ele foi por quase toda a temporada o jogador que mais participou dos gols do Palmeiras. Até se lesionar, ele registrou 25 participações (19 gols marcados e seis assistências). Vale destacar que ele também já foi o artilheiro (hoje Rony com 21 gols) e o maior assistente (hoje Scarpa com 15 assistências) palmeirense, sem contar os dados do Mundial (temporada 2021).
Sem o amigo em campo, Scarpa então disparou nas estatísticas e passou a ocupar, após a goleada sobre o Coritiba, o topo do ranking de participações em gols do Verdão na temporada. O camisa 14 chegou a 26 influências diretas (11 gols e 15 assistências) e tomou a posição do companheiro lesionado, que não deve voltar em 2022.
Agora, sua briga deve ser com Rony, jogador mais próximo de ameaçar essa liderança. O camisa 10 tem 21 gols e três assistências, ou seja, 24 participações, apenas duas a menos do que Scarpa. Com mais oito rodadas de Brasileirão a disputar, a briga ainda está aberta e pode ter Dudu (oito gols e 11 assistências) entrando nela.
Confira os jogadores com mais participações em gols do Palmeiras na temporada (sem contar o Mundial de Clubes):
1) Gustavo Scarpa - 26 (11 gols e 15 assistências)
2) Raphael Veiga - 25 (19 gols e 6 assistências)
3) Rony - 24 (21 gols e 3 assistências)
4) Dudu - 19 (8 gols 11 assistências)
5) Rafael Navarro (7 gols, 3 assistências e 3 pênaltis sofridos)