Amor e ódio! Razões para celebrar e chorar saída de Valdivia
Depois de cinco anos, Valdivia deixará o Palmeiras. Nesta quinta-feira, o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou acordo com o meio-campista chileno e informou que ele fará exames médicos após a Copa América para ser confirmado como novo reforço.
O camisa 10 já foi negociado pela equipe alviverde em 2008, mas, na ocasião, saiu ao Al Ain como ídolo absoluto. Isto porque havia liderado o Palmeiras ao título paulista daquela temporada. Agora, porém, a situação é diferente.
O chileno voltou ao clube em 2010, mas, desde então, passou a viver uma relação de amor e ódio com a torcida. Se, por um lado, alguns fãs reconheceram a importância do jogador como um dos maiores talentos do time nos últimos anos, outros se irritaram com as constantes lesões e desfalques do chileno.
Palmeirense, você não sabe se a saída de Valdivia será boa ou ruim para o time? Então veja, abaixo, razões para celebrar ou chorar o adeus do jogador chileno.
É craque...
É possível dizer qualquer coisa sobre Valdivia. Uma coisa que não se pode negar, contudo, é que ele é um excelente jogador. Camisa 10 clássico, o chileno assumia o protagonismo e melhorava consideravelmente o desempenho do Palmeiras quando entrava em campo. Quantas vezes o torcedor alviverde não ouviu que “com Valdivia o time era uma coisa, e sem ele, outra?”.
... mas joga pouco
O primeiro tópico seria suficiente para que o palmeirense lamentasse eternamente a saída de Valdivia... se este parágrafo a seguir não existisse. Pois é. Desde que voltou ao clube alviverde em 2010, o meia mais desfalcou do que ajudou o Palmeiras. Lesões, convocações, polêmicas, suspensões... Foram muitos os motivos que tiraram o camisa 10 de campo no período - o que o fez, inclusive, ganhar o rótulo de “chinelinho” por parte da torcida.
Ganha títulos...
Se Valdivia joga pouco ou não, a verdade é que, desde 2003, o Palmeiras só foi campeão quando teve o chileno no elenco. O meia estava no grupo alviverde nos títulos do Campeonato Paulista de 2008, da Copa do Brasil de 2012 e da Série B de 2013. E uma observação: ele foi decisivo em quase todas estas conquistas.
No Estadual, Valdivia anotou gol na final contra a Ponte Preta e teve atuações fabulosas durante a competição. No torneio mata-mata, classificou o Palmeiras à decisão após fazer gol contra o Grêmio e ainda balançou as redes na final contra o Coritiba antes de ser expulso. Valdivia só não foi fundamental para a taça da segunda divisão nacional – e nem precisava. Será que sem ele o Palmeiras ficará um longo período sem títulos?
... mas é o “Rei das Polêmicas”
Valdivia faz a diferença em campo? Sim. Mas é impossível negar que ele também é protagonista fora dele. E isto prejudicou o Palmeiras por bastante tempo. O chileno cansou de se envolver em polêmicas - seja com torcida, técnicos, árbitros ou imprensa - e tumultuar o ambiente do clube alviverde. A certeza é que, com a saída do craque, os bastidores palmeirenses ficarão muito mais tranquilos.
Time pode enfim evoluir...
É normal que um jogador do calibre de Valdivia centralize as ações de um time de futebol. Quando a equipe está em reformulação, então, a necessidade de contar com um craque dentro de campo aumenta ainda mais. Porém, a saída do chileno pode, sim, ser benéfica para a evolução das atuações do Palmeiras. Depender de um camisa 10 que pouco joga deixava o time em uma eterna espera pelo retorno dele.
A certeza de não ter mais Valdivia vai, enfim, fazer a comissão técnica pensar em formações sem o atleta. Quem sabe não seja bom para que jogadores como Cleiton Xavier, Robinho, Dudu, Arouca e Rafael Marques se acertem para finalmente fazer o Palmeiras jogar bem com constância?
... ou se afundar de vez
Se o tópico acima dá esperanças, este aqui deixa o palmeirense temeroso. Tudo bem, o Palmeiras pode achar o melhor caminho na coletividade, mas há, também, a chance de não conseguir mais jogar bem sem Valdivia. Ele é um craque, mudava o patamar do time quando entrava em campo e a ausência pode expor toda a dependência que a equipe alviverde ainda tem do camisa 10. Em alguns momentos, ficou mais do que claro que o Palmeiras necessitava de Valdivia para ser competitivo. Será que os mais de 20 reforços vão conseguir mudar este panorama?
Limpa a folha salarial...
Valdivia era o dono do maior salário do Palmeiras. Especulava-se até que os vencimentos do chileno beiravam os R$ 500 mil. Sem ele, o clube terá um grande alívio financeiro. Este, por sinal, foi o motivo da não renovação do craque. Paulo Nobre e Alexandre Mattos ofereceram modelo de produtividade ao chileno, que não aceitou. O clube não fez loucuras...
... mas deixa um vazio
Se a saída de Valdivia dará respiro aos cofres do Palmeiras, por outro lado provocará um vazio no coração de muitos alviverdes. Apesar de deixar o clube na mão em muitos momentos, o meia era ídolo para grande parte da torcida. Como um torcedor tão apaixonado quanto o alviverde reagirá a um time recheado de caras novas e sem um jogador tão identificado com o Palmeiras quanto Valdivia? É esperar para ver...