Piastri vence GP da China em dobradinha da McLaren, Ferrari sofre desclassificações
O australiano Oscar Piastri se recuperou da decepção da abertura da temporada em sua corrida em casa para vencer o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 no domingo, em um dia em que a McLaren garantiu dobradinha com o líder do campeonato Lando Norris e ambas as Ferraris foram desqualificadas.
George Russell terminou em terceiro para a Mercedes, à frente do atual campeão Max Verstappen, da Red Bull, com Charles Leclerc, da Ferrari, e Lewis Hamilton, vencedor da prova sprint de sábado, em quinto e sexto, respectivamente.
Mas os pilotos da Ferrari foram desclassificados após a corrida, pois seus carros não passaram nas verificações pós-evento.
A vitória de Piastri negou a Norris a terceira vitória consecutiva, incluindo o triunfo de Abu Dhabi no ano passado, mas deixou a McLaren com vitórias nas duas corridas até agora neste ano.
Norris terminou 9,748 segundos atrás, com uma estratégia semelhante de uma parada e depois de sofrer problemas de freio que o forçaram a diminuir a velocidade.
O britânico agora tem 44 pontos, Verstappen 36 e Russell 35 no Campeonato de Pilotos. Piastri, que ficou em segundo na sprint, tem 34. A McLaren lidera à frente da Mercedes por 25 pontos no Campeonato de Construtores.
"É o meu pior pesadelo", disse Norris sobre o problema no freio. "Se eu tenho um pesadelo, é quando os freios falham e eu estava perdendo dois, três, quatro segundos nas últimas voltas. Então, eu estava um pouco assustado, mas sobrevivemos e chegamos ao final."
Os dois pilotos da Ferrari ficaram sem nada após a corrida. Os comissários de bordo decidiram que o carro de Leclerc estava abaixo do limite de peso, enquanto o de Hamilton foi denunciado por desgaste excessivo.
