Popó perde 6 kg em véspera e já promete nocaute até 5º round
O pugilista tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas superou no início da tarde desta sexta-feira o último empecilho para o retorno aos ringues, que acontecerá no sábado, contra o argentino Mateo Veron, em Santos. Popó acusou 69,8 kg, limite da categoria dos médios-ligeiros, durante a pesagem em um shopping, na própria cidade da luta. O brasileiro, no entanto, externou ter sofrido pela necessidade de perder cerca de seis quilos nos últimos dias, mas prometeu superar o abatimento para chegar ao peso com um nocaute até o quinto round.
“A preparação para a luta foi de cinco meses, não é a categoria que pretendo lutar, por isso a estatura dele é maior do que a minha. A que quero é de 66 kg (meio-médios), não de 70 kg, mas vou me aprimorar. Vai ser uma luta boa”, disse o lutador.
“Tirei 6kg de excesso nesses dois últimos dias, então agora vem o cansaço físico, o abatimento, mas amanhã a minha cara estará bonitinha. Amanhã qualquer um vai querer namorar comigo”, completou.
Popó tem quatro títulos por duas organizações diferentes (dois pela categoria super-pena e dois como peso-leve) e fará a sua segunda volta aos ringues, após parar em 2007. A primeira foi há três anos, em 2012, recheada por polêmicas declarações, contra Michael Oliveira, a quem derrotou por nocaute.
Agora, a postura do lutador, que tem 33 das 39 vitórias por nocaute em seu cartel, é de, mais uma vez, derrubar um adversário argentino. Durante a carreira, Popó enfrentou Gustavo Rodolfo Sayaavedra, Claudio Victor Martinet, Carlos Ramón Rios e Jorge Barrios, considerado por muitos a sua principal luta.
“O Brasil sempre ganhou da Argentina, nocauteei todos eles, esse vai ser o quinto. Creio que acontecerá antes do quinto round, vou estudar ele no primeiro e no segundo e depois parto para a porrada”, argumentou.
Popó chegou para a pesagem ovacionado pelo público presente, descendo de uma escada rolante. O seu adversário também acusou o peso limite para a categoria.
A volta de Popó contará ainda com outras sete lutas, a primeira de seu filho, Igor Freitas, e a sétima de Vitor Freitas, valendo o título brasileiro nos 61 kg. Popó deve subir aos ringues por volta de 23h30 (de Brasília).
Ao Terra, o pugilista contou que voltará a disputar o título mundial, o quinto de sua carreira, no próximo ano pela Organização Mundial de Boxe (OMB). A categoria já está decidida, será na dos meio-médios (66,7 kg), a mesma de Floyd Mayweather e Manny Pacquiao.